[RESENHA] A Saga do Bruxo Geralt de Rívia: O Último Desejo [Livro #1]
Olá Leitores!
Páginas: 320 |Editora: Martins Fontes |Autor: Andrzej Sapkowski | Ano: 2011
No mês de agosto participei de uma Leitura Coletiva que consiste em ler uma obra da saga The Witcher por mês até outubro. Com a proximidade da série que a netflix vai estrear, eu quis logo participar. Os livros são uma fantasia dark e apesar de saber mais ou menos sobre o que se tratava, queria me aprofundar na história.
A Saga do Bruxo Geralt de Rívia tem em torno de nove livros, mas o universo não é somente literário. Há também jogos no Xbox, o que significa que o universo em questão é bem grande. O primeiro livro, chamado O Último Desejo, é totalmente diferente do que eu esperava. Pensei se tratar de uma história linear sobre o Bruxo, e não um livro de contos.
Mas isso não me desanimou. Achei por bem encarar a leitura e foi isso que fiz. Geralt é um bruxo, e no universo retratado nos livros, há feiticeiros, monstros, seres sobrenaturais e etc. Geralt faz parte de uma raça que não é humana, apesar de ele ter nascido humano. Ele participa de uma ordem onde para se tornarem bruxos, eles são modificados completamente, eles deixam de ser humanos e sofrem mutações ao longo do treinamento. O trabalho de um bruxo consiste em caçar e matar monstros.
"Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos."
Bruxos e feiticeiros são coisas totalmente diferentes nesse universo. Os contos do livro acompanham Geralt em seus trabalhos, e também é uma forma de conhecermos mais sobre o personagem. Geralt é odiado por onde passa, nem todos gostam de bruxos e do que eles fazem. Gostei do livro desde o primeiro conto, a obra é realmente uma fantasia que trás os mais diversos elementos fantásticos como magia, monstros, outras raças, costumes diferentes.
Mas também é dark pois Geralt é um assassino, afinal. Ele é um personagem bem sombrio e reservado, tudo sobre ele é um mistério que precisamos ter muita atenção para notar algumas coisas que o livro revela sobre ele.
Uma coisa que não esperava, era encontrar releituras em The Witcher. Quando me deparei com um conto que parecia a história da Branca de Neve, eu tive de reler algumas páginas para tirar a dúvida se era esse o livro que estava lendo. O livro cita muitas histórias de contos de fadas, mas não são as histórias com finais felizes que estamos acostumados. Elas contêm traços mais sombrios e só notamos que é uma releitura pelos detalhes indispensáveis.
A partir daí fiquei ainda mais empolgada pelos livros. Geralt é um personagem que fala pouco, mas em alguns contos encontra um amigo seu chamado Jaskier, que é um exímio falador. Ele é um menestrel que acompanha Geralt em vários trabalhos.
Nem todos os livros da saga são de contos, a partir do terceiro passa a ser uma história linear. Se quer ler a série, precisa ficar atento a alguns detalhes que os personagens falam. E apesar do livro ser composto por contos, eles são interligados e algumas coisas citadas são importantíssimas para entender acontecimentos futuros.
O personagem parece ser bem cativante e a história parece ser interessante.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Ele é um personagem bem difícil, mas eu adoro.
ExcluirGostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.
ResponderExcluirParabéns!
Meu Blog: Saude Cap
Fico extremamente feliz por isso, irei visitar seu site :)
ExcluirOlá, Leyanne.
ResponderExcluirEu nunca ouvi falar sobre hehe. E acho que vou querer assistir, dai vejo se quero ler ou não porque de um primeiro momento não me interessou tanto assim.
Prefácio
É uma saga ideial para quem adora fantasia.
ExcluirNão conhecia a saga. Mas fiquei super interessada, adoro livros com esse tema!
ResponderExcluirBeijos
Construindo Estante || Instagram
Também adorei adentrar nesse universo, espero que os livros lhe passem a mesma sensação que tive.
Excluir