[RESENHA] Coração de Tinta [Livro #1]
Olá Leitores!
Páginas: 348 | Editora: Seguinte | Autora: Cornélia Funke | Gênero: Fantasia, aventura.
Coração de Tinta é um livro que há muito tempo me chamou atenção, principalmente por ter um enredo que parece destinado exatamente para quem tem uma paixão enorme por livros. O que significa que praticamente todos os leitores provavelmente iriam gostar da história. Tive a imensa oportunidade de ler essa obra, as páginas realmente me encantaram e terminei ele ainda mais apaixonada por livros do que achei que seria possível.
Acho que a sinopse que o livro nos fornece contém bastante spoiler, portanto irei falar sobre o livro sem tantos detalhes e enfatizar o que realmente me chamou atenção. Ele tem o foco em uma garota chamada Maggie, ela vive com seu pai que trabalha como um "médico de livros" e ele é muito apaixonado por leitura. Como é de se esperar, o pai de Maggie, que a mesma o chama de Mo, a ensinou sobre essa paixão pela leitura, e ela com apenas 12 anos já tem um apreço enorme pelas páginas.
O livro se inicia com uma visita inesperada de um suposto amigo de Mo do qual Maggie não sabe nada a respeito. Esse tal amigo parece bem estranho para os padrões dela e tem um nome extremamente suspeito: Dedo Empoeirado. Ele por sua vez é um personagem misterioso que conhecemos mais a respeito bem mais a frente. Essa visita inesperada de Dedo Empoeirado para Mo, faz com que tudo fiquei fora dos eixos e eles precisem ir embora. O motivo não nos é apresentado e como o livro é visto sob os olhos de Maggie, sabemos tão pouco quanto a personagem.
"Que diabos, estou me sentindo como se tivesse vindo parar num desses terríveis romances de aventura, insuportavelmente mal escritos, onde vilões usam tapa-olhos e arremessam facas."
O estranho é que há algumas pessoas realmente perigosas atrás do simples médico de livros Mo. Toda essa perseguição tem a ver com algum livro e esse mistério só descobrimos ao longo das páginas. Coração de Tinta tem uma linguagem extremamente simples, a qual acredito que seja destinada e acessível para o público em geral. Ele conta com personagens cativantes e com um enredo bem intrigante. Afinal, o livro é sobre um livro e o leitor fica ávido para saber mais.
Nossa paixão pelos livros é finalmente reconhecida neste livro ao nos depararmos com personagens também apaixonados por livros. Mo é um exemplo de leitor, mas apesar de ser um médico de livros e um dos personagens principais, é uma personagem secundária, que aparece mais a frente, que rouba a cena como uma perfeita leitora. O nome dela é Elinor, e seu papel no livro está totalmente ligado com o alívio cômico.
"- Sim, Elinor é muito rica - disse Mo, puxando Maggie de volta. - Mas qualquer hora dessas vai acabar sem um tostão furado, pois gasta todo dinheiro que tem com livros. Receio que ela não hesitaria em vender a alma ao diabo, se ele oferecesse o livro certo em troca."
Ela nos representa perfeitamente por se mostrar como uma pessoa obsessiva quando se trata dos livros que gosta ao invés de calma e equilibrada. Em todas as suas falas há pelo menos uma menção de seu amor à literatura. É instantâneo identificar-se com ela. Engraçada e bem diferente, ela é uma pessoa com idade avançada mas que sonha mais com seus livros do que com nossa realidade, e isso é precisamente o que nós, leitores gostamos de fazer.
O livro tem uma pergunta implícita que nós, leitores fazemos constantemente: "e se morássemos dentro dos livros que lemos ou se tivéssemos o poder de transportar os personagens para nosso mundo?". Essas perguntas são tão reais neste livro que imaginei e cogitei se elas fossem reais. O livro me deixou encantada. E apesar dele nos mostrar tudo pelos olhos de Maggie, seu pai tem um papel principal no livro.
"Eu acho que ela se alimenta de letras. Toda a casa dela está atulhada de livros. Ela os prefere à companhia de seres humanos."
A obra também trás alguns plots, que deixa o leitor ainda mais inflamado. O livro é uma fantasia, porém uma bem leve. Ele também e cheio de referências literárias, um dos pontos que mais gosto! Há um filme do primeiro volume lançado em 2008, porém acho que é pouco conhecido. Foi através dele que conheci o livro e achei a adaptação muito boa.
Ainda há mais dois volumes, os quais também pretendo ler em breve. A autora é alemã e já escreveu outros livros, inclusive escreveu junto com Guilhermo del Toro: O Labirinto do Fauno, que é uma obra já resenhada aqui e que gosto bastante.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Amei a resenha e se antes eu já queria lê-lo, depois dessa resenha maravilhosa a vontade de aumentou.
ResponderExcluirAhhh esses livros. Tenho os três mas ainda não li nenhum. Preciso me animar a ler. Adoro a ideia da história.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Uau que maravilhosooo, fiquei muito interessada em ler!! Já guardei o nome <3 amo mtt livros com essa pegada misteriosa e essa capa nem preciso falar nada né!! Simplesmente apaixonada
ResponderExcluirDeetz Blog
Oi, Leyanne! Eu tenho uma curiosidade quase mórbida para ler este livro. Sua maravilhosa resenha aguçou ainda mais o meu interesse por lê-lo. Adorei sua resenha e espero ler o livro em breve. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/