[RESENHA] As Crônicas da Quasinoite: Nevernight, A Sombra do Corvo [Livro #1]
Olá Leitores!
Páginas: 608| Autor: Jay Kristoff | Editora: Plataforma21| Ano: 2017| Gênero: Fantasia Dark
*Livro não indicado para menores de 16 anos por conter sexo e violência.
Fiz uma releitura de Nevernight recentemente, e com essa segunda visão sobre o livro, tirei novas conclusões e pude gostar ainda mais da história, e eu não sabia que isso ainda era possível. Nevernight, para mim, é uma das melhores fantasias dark da qual já li. O livro tem muitos pontos fortes, uma maneira única de nos prender e um enredo que não tenho do que reclamar.
A personagem principal se chama Mia Corvere, uma garota de 16 anos que não possui nada da inocência que aparenta ter. Ela não é uma beleza surreal e o autor até mesmo faz troça disso em alguns momentos. Mia está em busca de uma vingança louca e que moverá céus e terra para conseguir. Em uma república governada por homens discípulos do deus Aa, considerado o "deus real", Mia presenciou a morte do pai quando criança e seu irmão e mãe foram igualmente mortos devido um suposto golpe de estado que seu pai estava querendo conduzir.
O golpe não deu certo, Darius, pai de Mia foi pego e somente a garota conseguiu fugir. A garota só conseguiu preservar sua vida graças ao novo amigo que conseguiu fazer: um gato de sombras. Com um passado desconhecido, o gato de Mia, chamado Sr Simpático não passa de um demônio que come os medos da garota e vive na sombra dela.
Mia tem um objetivo em mente, se formar na igreja da Nossa Senhora do Bendito Assassinato, antagonista de Aa, e ser uma assassina habilidosa, apta para matar os homens mais protegidos da República, responsáveis por matar sua família.
Neste primeiro livro acompanhamos Mia e seu desenvolvimento para conseguir entrar na igreja e se formar. É notável o quanto a personagem tem garra e é dona de si mesma. Mia é uma mulher forte e corre atrás de seus objetivos, seja quais são eles. Ao longo dessa jornada, nos afeiçoamos pela assassina por notar que nela existe mais humanidade do que imaginamos a princípio. Morte a forjou e agora ela também quer forjar mais morte.
Mia é uma sombria, e por isso tem Sr Simpático grudado em sua sombra e se alimentando de seus medos. Conhecer a si mesmo e o que ser sombrio significa também faz parte da trama e ficamos igualmente curiosos para saber mais. É algo muito desconhecido e nem mesmo o gato sabe muito bem. O primeiro livro nos dá mais perguntas do que respostas, então provavelmente saberemos mais adiante.
Sr Simpático é um gato translúcido, porém não falta sarcasmo em toda observação sua. Ele é o alívio cômico para uma história tão repleta de sangue e também nos apegamos a criatura. Ver personagens tão bem desenvolvidos anima qualquer leitor para conhecer mais sobre a obra. Vemos que há muito mais sobre Mia, vingança e sobre suas raízes do que a primeira impressão sustenta, então nos resta ficar atentos para saber mais durante as páginas.
A República que conhecemos aqui, comandada por fiéis que servem ao deus da luz Aa, é também o retrato da corrupção. É simplesmente incrível como o autor recriou um universo totalmente novo e conseguiu introduzir algo tão necessário como a deturpação da fé por meio de falsos profetas. Pessoas que se escondem atrás de um deus para mascarar seus feitos e confiar de que assim está a salvo. Isso reflete perfeitamente como era algumas igrejas séculos atrás e como as vezes somos cegos por excesso de luz.
O livro também possui notas de rodapé e eu suplico que se você for ler esse livro e não gostar de ler notas de rodapé, por favor abra uma exceção e LEIA! O narrador é cômico, irônico e faz muitas observações nas notas que irão contribuir com a trama. É uma história que nos deixa totalmente empolgados para saber mais. Uma obra de arte.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON
Oi, Leyanne como vai? Li este livro assim que foi lançado por aqui, pois fiquei encantado com a premissa dele, além da capa é claro que é belíssima. Ao ler sua resenha pude lembrar de Mia Corvere claramente. É uma personagem enigmática não é mesmo e o Sr simpático é um personagem encantador aos meus olhos. Acredito que você vai adorar os livros restantes, pois é uma estória sensacional e os personagens deste livro são imensamente marcantes. Amei sua resenha. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Leyanne,
ResponderExcluirEsse livro que vai virar série, não é?
Nunca li uma fantasia dark, mas tenho vontade de conferir, e você só tem elogios, isso empolga!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Leyannne
ResponderExcluirComo não gosto de fantasia, dificilmente lerei o livro. Mas gostei do nome da igreja e achei esse negócio do sr. Simpático se alimentar dos medos dela bem plot de filme de terror chinês. Hahahaha
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi Ley!
ResponderExcluirEu adorei a Mia, confesso, apesar de não ter me envolvido muito com a leitura desse primerio livro. Em certo momento eu achei alguns eventos bem repetitivos, mesmo que tivesse ação sempre. Pra mim o livro é longo demais sem ter tanta necessidade, mas, não é ruim. E o narrador é impagavel. Me lascava de rir com ele. Pena que o final tem sido tão criticado no terceiro livro. Nem sei se lerei o resto da trilogia justamente por isso. Não sei se vale investir meu dinheiro e meu tempo :(
Abraços
Emerson
https://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Oi Leyanne,
ResponderExcluirEu adoro Nevernight e preciso ler os próximos livros que saíram por aqui.
Bateu até uma saudade da Mia e do Sr.Simpatico rs.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com/
Oii Leyanne, tudo bem?
ResponderExcluirVejo muitas pessoas falando bem dessa série, mas não tenho muita pretensão de ler. Até porque comecei a ler fantasias a pouco tempo então estou buscando livros mais simples do gênero para ir me familiarizando aos poucos com o mesmo.
Beijos, adorei a resenha.
Três de Dezembro
Olá, Leyanne.
ResponderExcluirEu li esse livro no mês passado e amei. Mas estou enrolando para ler o segundo já que o terceiro está custando um rim hehe.
Prefácio
Sempre fui atraída pela capa desse livro e a história parece não decepcionar.
ResponderExcluirBeijos
Construindo Estante || Instagram