[RESENHA] A Camareira
Olá, leitores!
Páginas: 336 | Autora: Nita Prose | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: Mistério, Drama | Tradução: Julia Sobral Campos | Classificação indicativa: +14
A Camareira foi o título do Intrínsecos 041, um livro de mistério e drama. A história acompanha o ponto de vista de Molly, camareira no Hotel Regency Grand. O primeiro ponto que me chamou atenção é a maneira como a protagonista pensa. A autora enfatiza bastante isso, especialmente em como ela é tratada por ser minimamente diferente do considerado "normal".
Não que Molly tenha algo que a destaque de modo superior ou inferior, mas assim como cada um de nós somos diferentes a sua maneira, Molly tem um modo de pensar distinto, focando sua atenção no trabalho e detalhes enquanato é ingênua em outros assuntos. Ao narrar sua rotina no trabalho, a protagonista se depara com um corpo em um dos quartos em que irá limpar.
Logo, inicia-se um alvoroço sobre quem seria o verdadeiro culpado. As pistas são soltas, e o mistério não foi tão centrado como gostaria. A autora se concentra mais em desenvolver a personagem, relatando seu ponto de vista diante da situação. Eventualmente Molly se vê envolvida na investigação, suspeitos, etc. Sua vida é descrita de modo gradual, tendo sua avó como principal referência em sua criação.
Há uma certa mistura nesse desenvolvimento. Entre o drama e mistério, ambos ganham força aos poucos, mas não há densidade na história. O livro é agradável, o drama tem a dose certa. A investigação serve mais como um fundo para conhecermos melhor a protagonista e sua relação com outros personagens.
Alguns pontos foram claros para mim desde o começo, enquanto outros detalhes já não foram. É mais um indicativo de como alguns tópicos podem ser evidentes para algumas pessoas, e outros não, do mesmo modo como a atenção de Molly é reservada para o que ela deseja.
Os personagens que rodeiam Molly intrigam, mas o que mais senti em relação a eles, foi um sentimento de injustiça e aproveitamento. A situação, assim como as atitudes de Molly dão uma guinada na investigação, por vezes para o bem e outras para o mal. Mas embora as atitudes dos personagens restantes não tenham me agradado, alguns poucos facilmente fizeram o contrário.
As pessoas são um mistério que não tem solução.
Molly tem poucos amigos, mas a autora constrói uma boa relação entre as pessoas que compartilham essa história com ela. De modo geral, a trama me agradou, principalmente pela personagem principal, e conduziu uma boa narrativa com drama e mistério. As considerações finais foram bem relevantes, trazendo novas informações.
Mais uma vez, preciso falar de Molly e destacar o quão bem ela conduziu este livro. Mesmo tendo muito que a desfavorecesse, ela toma iniciativas e busca girar a situação a seu favor. Sua narrativa é totalmente fluida, deixando ótimos momentos para relaxar e sentir tensão. Tendo uma leitura leve, A Camareira já pode entrar na sua lista de algo rápido para ler.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li algumas resenhas sobre esse livro e de um modo geral encontro opiniões positivas. Que bom que a história também te agradou e que tem narrativa fluída. Nada pior do que travar porque a leitura não consegue andar.
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Oi, Leyanne! Tudo bom?
ResponderExcluirEu ainda não peguei esse pra ler por motivos que nem sei?? Fiquei bem curiosa com a premissa, só deixei pra depois porque gosto de ter um thriller à mão assim quando quero ler um gênero que adoro. Fiquei bem curiosa com a condução narrativa da protagonista!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oii Leyanne, gostei demais dessa premissa, já quero muito ler esse livro o mais rápido possivel rs.
ResponderExcluirBeijos
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1
Eu peguei esse livro para ler em um grupo de leitura coletiva. Estou curiosa com ele, mas vou sem grandes expectativas.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi, Leyanne. Como vai? Que bom que gostou, embora não totalmente. Parece ser bom. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Achei interessante a sua resenha sobre o livro. Porém não é o tipo de leitura que eu leria pela narrativa que lembra O Lado Bom da Vida por causa da narrativa ser de uma personagem que tem caracteristica de alguem que sofre de algum sofrimento psicológico tornando a leitura lenta.
ResponderExcluirhttps://expressoliterarios.blogspot.com/