[RESENHA] Bruxa Intuitiva
Olá, leitores!
Páginas: 240 | Autor: Temperance Alden | Editora: DarksideBooks | Gênero: Não-Ficção, Esoterismo, Magia | Tradução: Verena Cavalcante | Classificação indicativa: Livre
Se antes eu reclamava que não encontrava tantos livros de bruxaria no mercado (apesar de haver alguns bons por aí, eles costumam ser bem antigos), agora não tenho mais tanto o que dizer sobre já que a DarksideBooks tem trazido através do seu selo Magicae, boas obras que tem me surpreendido positivamente. Apesar de eu achar ao menos pelos poucos que li, que o foco é mais no praticante iniciante ou curiosos, os livros lançados têm sido boas surpresas literárias.
Uma bruxa experiente consegue fazer muito mais com um lápis, um papel e sua intenção que um imitador conseguiria com todos os objetos existentes em uma loja esotérica.
De todos os livros desse selo da DarksideBooks que li, posso dizer sem pensar duas vezes que esse foi o meu favorito por diversos motivos. Além de ter uma linguagem que não foca apenas no iniciante da bruxaria, a autora consegue transformar a Arte em algo mais inclusivo e deixando claro tópicos que não vejo falarem muito por aí e que quando o são, costumam fazer de uma forma mais negativa. Ela comenta coisas como o fato de que você não precisa ser pagão para ser um bruxo, pode ter crenças cristãs e ainda sim ser um. A bruxaria é basicamente trabalhar com a energia da natureza. Quem nunca tomou um chá de camomila para acalmar a mente e o corpo antes de dormir ou uma daquelas misturinhas bem cara de vó com chá de gengibre, mel e limão para ajudar a aliviar a tosse? Pois então, isso é bruxaria.
O foco do livro é justamente mandar ao leitor a mensagem de que se você tiver ao seu dispor força de vontade e a natureza, não precisa de artefatos caros para praticar. E se você ainda for uma "bruxa no armário das vassouras", ou seja, uma bruxa que ainda não assumiu para a família ou para a sociedade, pode praticar utilizando de coisas simples e que não chamariam a atenção de leigos.
Nós, humanos, temos pavor daquilo que não conhecemos, e a morte é exatamente isso. Após nosso nascimento, não conseguimos nos lembrar dela; a luz do dia apaga o conhecimento da escuridão que nossas almas já conheceram outrora. Entretanto, todos viemos da morte e todos retornaremos a ela algum dia.
Quando comecei, imaginava que precisaria ter dezenas de cristais, um estoque imenso de ervas e incensos e um belo caldeirão de três pés para praticar, e não ter como bancar isso fazia com que me sentisse mal comigo mesma, como se eu fosse uma bruxa ruim, por não seguir aquela estética instagramesca que via por aí. Mas com o tempo superei tal situação e por isso me identifiquei muito com várias mensagens passadas pela Temperance Alden através das páginas, já que tem um capítulo inteiro sobre os "fiscais de bruxaria" que parecem se dedicar a julgar a realidade dos outros, o que vai totalmente contra as crenças que os bruxos costumam pregar. É um livro que fala muito sobre se adaptar de acordo com o lugar em que você vive, sobre o que você sente e seguir a sua intuição e o seu coração para fazer o seu melhor, sabendo diferenciar a intuição das vontades do seu ego, transformando a bruxaria em algo que te faz bem e feliz e não em uma obrigação, já que nenhuma crença e/ou estilo de vida deveria ser visto dessa forma.
Sua intuição é a luz da paz que guiará você por mares revoltos uma vez que tenha aprendido a escutá-la.
É uma obra muito bem explicada, abordando os mais diversos temas como os elementos, a intuição (obviamente), jardinagem, datas especiais, ciclos, signos, roda do ano etc. Sobre esse último, eu adorei que além de explicar sobre os sabbaths e esbbats, ainda nos dá as datas corretamente já que no hemisfério norte e no sul, as datas desses eventos são bem diferentes, o que pode causar uma confusão em desavisados. Por exemplo, o Samhain no Norte é comemorado no dia 31 de Outubro, já na Roda Sul ele cai no dia 1º de Maio.
Cuidar de si mesmo financeiramente caminha lado a lado com os cuidados da sua saúde mental e espiritual. Não permita que a opinião de ninguém sobre como uma bruxa deve ser faça você se sentir inferior por ter escolhido viver dentro do que é possível. Você não tem que agradar ninguém além de si mesma.
Enfim, é uma leitura gostosa e bem fluida, que ajuda muito a abrir a mente daqueles que acham que devem seguir tudo minimamente para ter uma prática correta sendo que não há certo ou errado. Indico para todos, curiosos, novatos e até mesmo praticantes antigos já que os livros sempre podem trazer algo novo para nós, afinal, ó eu aqui, amando um livro que trouxe muito do que eu já tinha visto por aí.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
oi
ResponderExcluirque bom que gostou da leitura, a darkside realmente está publicando muitos livros do estilo e é bom para quem gosta, lendo a resenha e tomando um chá de planta natural que falaram que era bom para algumas coisas.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Leyanne, o livro me pareceu ter um foco bem interessante mesmo, menos focado nos clichês e mais vida real mesmo. Além de ser repleto de informações úteis e interessantes, muito legal mesmo! Beijos :*
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Olá Ley, essa indicação de leitura parece interessante. É realmente chato que tenha fiscais do gosto alheio para quase tudo que gostamos né. Mas é como a autora demonstrou, não precisamos agradar aos outros.
ResponderExcluirTambém gosto de ler livros que, mesmo que pareçam para leigos ou iniciantes de qualquer coisa, sempre aprendemos um pouquinho a mais. Afinal, não sabemos tudo ainda. ♥
https://www.namoradanerd.com.br
Oi, tudo bem? Que bom que você tenha gostado da obra. Parece ser um livro bastante enriquecedor, né? Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Essa edição está mesmo linda, assim como vários outros da editora. Em relação à obra, ainda não conhecia, mas é bom que seja mais simples e fácil para todos os públicos entenderem. E, se for para para pensar, todos nós temos um quê de bruxa, com coisas mais simples, como você comentou das misturinhas da vovó.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Acho meio contraditório a autora afirmar que até cristãos podem praticar bruxaria, sendo que a Bíblia cristã condena totalmente tais práticas. É só uma opinião minha (não sou cristão e respeito a religião), mas fazer tais afirmações é bem complicado. Vejo com muita preocupação alguns autores dessa nova leva, quererem misturar as coisas dessa maneira.
ResponderExcluir