[RESENHA] O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
Olá, leitores!
Páginas: 320 | Autor: Grady Hendrix | Editora: Intrínseca | Gênero: Ficção, Terror, Suspense, Amizade | Tradução: Edmundo Barreiros | Classificação indicativa: +14
Amo demaaaais os anos 1980 e toda aquela vibe animada que vemos nos filmes e séries da época, então antes mesmo de saber do que se tratava esse livro, eu já estava super curiosa pela leitura apenas por ver a capa que é bem a cara dos pôsteres de filmes oitentistas, o que me fez criar uma enorme expectativa na leitura.
As garotas Abby e Gretchen se conheceram em uma situação incomum e não muito feliz mas inusitadamente acabaram se tornando amigas inseparáveis. Já no ensino médio, após experimentarem alucinógenos e decidirem nadar peladas em um riacho durante a noite, Gretchen misteriosamente desaparece para retornar misteriosamente horas depois com alguns machucados e com um comportamento bem estranho. Tudo isso para logo depois, ela passar a agir confiantemente, como se os eventos traumatizantes daquela madrugada em que desapareceu por várias horas não tivessem ocorrido. Por conta dessa mudança de comportamento de Gretchen, onde ela fica mais bonita e popular, a garota também passa a destratar Abby que antes era sua única amiga.
As duas são próximas desde os dez anos, então obviamente Abby percebe a mudança na amiga e acredita que a mesa precisa de sua ajuda, porém Abby é a única pessoa que acredita que algo de errado está acontecendo com Gretchen.
A narrativa é bem tranquila, simples e fluida, mas o livro tem vários momentos em que a história se torna chatinha e cansativa com partes que poderiam ser facilmente descartadas para não se criar esses momentos em que a leitura empaca. O final também me decepcionou já que não supriu as minhas expectativas durante a leitura. Esperava muito mais do desfecho do que foi entregue, o que é uma pena já que até que gostei da personagem da Abby, apesar de não ter me afeiçoado. Sem contar que acho que pouco foi dito com relação a possessão de Gretchen. Quero saber mais sobre como tudo aconteceu para chegar no ponto da adolescente loira acabar com o tinhoso no corpo, mais explicações macabramente detalhadas.
A obra toca sim em temas importantes como machismo, racismo, ocultismo, política, distúrbios e dinheiro, tudo dentro do contexto social da época mas ainda sim, de forma bastante rasa ao ponto de parecer que ele só citou "porque sim" e pronto, sem nenhuma consciência de escrita ao abordar temas tão sérios já que mesmo a história se passando nos anos oitenta, o livro não é daquela época. Gosto de leituras mais profundas mas acredito que quem gosta de obras que não se aprofundam muito nos sentimentos dos personagens e sim nas situações, o livro vai agradar bem já que tem toda aquela "vibe" de filmes Sessão da Tarde.
No geral é um livro okay, com uma premissa interessante mas que poderia ter sido bem melhor onde se destacam positivamente a playlist já que cada capítulo se inicia com uma música da época, a ambientação repleta de referências clássicas e, claro, a amizade das duas meninas. É uma obra que cria muitas expectativas mas que não consegue suprir todas, o que é uma grande pena.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Oi
ResponderExcluiresses dias eu vi o trailer da série, que vai sair pela prime vídeo, quem sabe exploram as coisas que você acha que faltou na história, não é uma leitura que me interesse, mas uma pena que o final acabou decepcionando. Pelo menos foi uma leitura interessante;
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi, tudo bem? Parece um livro bom, embora pudesse ser melhor né? Gostei da capa dele. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Nossa, que pena que a leitura não te agradou como gostaria. Confesso que esse é um livro que passaria longe, por ser um tema que tenho medo. Mas valeu a dica.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob