[RESENHA] Ossos do Ofício
Olá, leitores!
Páginas: 272 | Autora: Sue Black | Editora: DarksideBooks | Ano: 2022 | Gênero: Não-ficção, true crime | Tradução: Regiane Winarski | Classificação indicativa: +18
Mas esse é o componente mais durável dos nossos corpos, muitas vezes resistindo por séculos, guardando as lembranças em segurança por muito tempo depois de a história contada pelos tecidos moles ter se perdido.
Ossos do Ofício chegou de surpresa e acabou passando na frente de outras leituras pela proposta me interessar bastante. O livro é uma não-ficção, escrito por Sue Black, uma antropóloga forense. Pouco sabia sobre o trabalho da autora, o que tornou a vontade de ler ainda maior.
O gênero true crime carrega uma imensidão de conhecimento sobre a ciência forense de modo geral, mas em Ossos do Ofício, pude conhecer um ramo ainda mais específico do estudo, pelos olhos de quem conhece e trabalha intimamente nisso. Nossos ossos são importantes, como bem sabemos, e eles também podem contar histórias mesmo após a morte.
Em uma visão geral do assunto, surge uma certa curiosidade sobre como um antropólogo forense pode chegar a conclusões específicas sobre a causa da morte com às vezes tão pouco material, e foi isso que tornou genial a leitura deste livro. Ele é guiado por partes dos nossos ossos, começando pelo crânio.
A forma que iremos conhecer cada parte do esqueleto é totalmente técnica nas primeiras páginas. A autora apresenta um esquema bem detalhado, mapeando o crânio, nomeando-o, e somos capazes de compreender, embora eu tenha pesquisado nomes e imagens com frequência para não me sentir tão perdida ou ter certeza se estava supondo o correto.
Após a apresentação de nomes, localização etc, alguns exemplos na prática, em que a autora trabalhou, são apresentados. É bem interessante como primeiro conhecemos a formação detalhada dos ossos, e depois podemos ampliar esse conjunto com uma boa base descrita. Os métodos utilizados nos resultados dos casos são brilhantes, o que me empolga para o quanto a ciência progrediu ao longo dos anos.
Claro que com tanta descrição, a leitura apresenta casos delicados e fortes. Também por serem reais, são ainda mais dolorosos. Em algumas ocasiões, a autora torna a leitura mais pessoal, e admirei-a por isso, nem sempre é fácil falar sobre acontecimentos tensos. A leitura é forte, tem partes técnicas, mas mostra partes bem cruas do ser humano.
O livro é curtinho, divide-se em três partes, e nelas, desenvolve cada parte do esqueleto humano. Dá para ler rapidamente, e a escrita da autora é rápida, embora tenha pouquíssimos diálogos. Em trechos mais técnicos, onde eu realmente não conseguia entender bem o que estava lendo, senti a leitura mais devagar, mas pode ter sido algo apenas meu e a experiência pode ser diferente para cada um.
Há também na leitura, algumas referências de um outro livro da autora, do mesmo gênero, chamado All That Remains: A Life in Death. Fiquei imensamente curiosa e torço para que seja lançado no Brasil. Ossos do Ofício proporciona um bom conhecimento sobre como é o trabalho de um antropólogo forense, assim como os ossos podem ajudar na resolução de um crime, por menor que for.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
This is an interesting book to read. Thank you for sharing.
ResponderExcluirLatest article:
https://www.melodyjacob.com/2022/10/halloween-gift-ideas.html
Olá,
ResponderExcluirComo boa fã de true crime fiquei bem curiosa com esse lançamento e espero ler futuramente.
até mais,
Canto Cultzíneo
oi, Leyanne. Tudo bem? Parece um livro muito bom. Fiquei curioso com este livro. Que bom que você gostou. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Eu li a resenha pelo insta esses dias e é realmente um livro bem legal, embora forte. A edição está belíssima e fico feliz que tenha curtido a leitura. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob