Lançamentos literários | novembro/2022
Olá, leitores!
Chegou o penúltimo mês do ano e alguns lançamentos que menciono no post já estão no clima de natal, embora outros sejam bem mais sombrios. Vocês também irão poder conferir algumas continuações, lançamentos nacionais e uma obra que inspirou um filme super famoso. Espero que gostem:
A VIDA E AS MORTES DE SEVERINO OLHO DE DENDÊ
- Editora: Intrínseca
- Autor: Ian Dendê
- Páginas: 304
- Gênero: Ficção científica
- Lançamento: 03/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Numa galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas.
Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico extremamente avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa logo antes de morrer.
Quando a história começa, Severino e Bonfim são chamados para investigar um assassinato suspeito que parece esconder motivações escusas da Federação Setentrional, organização poderosa que governa a galáxia, e dos Carcarás Carmesins, inspetores a serviço da instituição.
Deixemos a dupla de investigadores e viajemos para o planeta Batoidea, onde a capivara geneticamente modificada Antonieta Capitolina Macabéa, uma dedicada Carcará, encontra na cena de um crime, escrito com sangue, um nome que conhece muito bem.
Enquanto a vida desfia seu fio, Severino e seus amigos lutam, riem, amam, choram e acertam contas com o passado. Unindo com maestria ficção científica, referências à cultura pop e elementos da vivência nordestina, A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê é uma ópera espacial com gostinho de vatapá que celebra o poder da amizade, do amor, da música e da literatura. A edição conta com ilustração de capa e projeto gráfico inspirados em clássicos da ficção científica e pela estética do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
A BALA QUE ERROU O ALVO
- Editora: Intrínseca
- Autor: Richard Oseman
- Páginas: 320
- Gênero: Mistério, suspense
- Lançamento: 04/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
É uma quinta-feira como outra qualquer, e as coisas finalmente deveriam estar voltando ao normal. Quando o Clube do Crime das Quintas-Feiras está envolvido, no entanto, os problemas nunca ficam longe por muito tempo. Depois de desafiar a máfia e participar de um roubo de diamantes, o quarteto de detetives septuagenários se debruça sobre um crime cometido uma década antes: o assassinato de uma jornalista local, cuja investigação gera muito mais perguntas do que respostas.
Para dificultar a situação, um inimigo misterioso impõe a Elizabeth uma tarefa ingrata: matar um velho conhecido — ou se recusar e acabar morta. Assim, enquanto ela luta com sua consciência, Joyce, Ron e Ibrahim seguem as pistas do homicídio, auxiliados por um círculo de comparsas bem eclético.
Entre saídas com celebridades e espiões, visitas à prisão, encontros românticos e novos amigos, o Clube do Crime das Quintas-Feiras se lança em uma aventura repleta de intrigas e comportamentos que facilmente ultrapassam os limites da legalidade. Desta vez, porém, os riscos parecem ainda maiores, assim como os segredos dentro e fora da investigação.
Com milhões de exemplares vendidos no mundo todo, Richard Osman aposta mais uma vez em seus personagens irresistíveis para criar uma narrativa inteligente e divertidíssima. Com doses certeiras de humor, A bala que errou o alvo promete ser um verdadeiro deleite para quem gosta de um bom suspense — e para quem é fã de velhinhos que adoram se meter em confusão.
FISGADOS PELO AMOR
- Editora: Intrínseca
- Autora: Tessa Bailey
- Páginas: 336
- Gênero: Romance
- Lançamento: 07/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Fox Thornton está acostumado com sua reputação de conquistador. Sexy e despreocupado, todo mundo sabe que com ele a diversão é garantida — seja na cama ou fora dela —, e é assim que gosta de ser lembrado. Até conhecer Hannah Bellinger. Ela é imune ao charme e aos atributos físicos do pescador, mas parece valorizar a sua… personalidade. Por mais que ache tudo isso muito estranho, ele realmente gosta de Hannah e não quer colocar em risco aquela conexão, então só lhe resta ficar mesmo na amizade.
Agora Hannah está na cidade a trabalho, hospedada na casa de Fox. Ela sabe da fama dele de mulherengo, mas os dois definitivamente são apenas amigos. Hannah inclusive alimenta uma paixão avassaladora por um colega, e Fox é a pessoa certa para ajudá-la a dar uma guinada na sua vida amorosa sem graça. Armada com as dicas do Don Juan de Westport, ela está decidida a chamar a atenção de seu colega de trabalho. No entanto, quanto mais tempo passa com Fox, mais seus sentimentos se embaralham. À medida que flerte e amizade passam a se confundir e o clima entre eles esquenta pra valer, Hannah não consegue negar que ama tudo a respeito do amigo, mas se recusa a ser só mais uma em sua cama.
Para o pescador, morar com a melhor amiga também deveria ser fácil, mas, com Hannah andando de toalha pela casa e dormindo tão perto, Fox começa a ter fantasias eróticas intensas com ela, a pensar em como seria passar a vida toda ao seu lado e… A verdade é que ele está completamente fisgado, e ajudá-la a flertar com outra pessoa é pura tortura. No entanto, se Fox passar por cima das próprias angústias e mostrar a Hannah que está pronto para uma relação, será que ela o escolherá? Fisgados pelo amor ocorre no mesmo universo de Aconteceu naquele verão, que foi lançado pela Intrínseca no fim de abril e já vendeu 15 mil exemplares.
O PASSEADOR DE LIVROS
- Editora: Intrínseca
- Autor: Carsten Henn
- Páginas: 224
- Gênero: Ficção
- Lançamento: 07/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Do alto de seus 72 anos, ainda é com bastante vigor e alegria que, todas as tardes, Carl Kollhoff sai para entregar os livros encomendados por seus clientes mais especiais. Tão fiel à tarefa quanto os ponteiros de um relógio, o livreiro da tradicional Ao Portão da Cidade percorre as pitorescas ruas da região e, como nas páginas de seus preciosos livros, observa o mundo real e seus habitantes também por uma ótica lúdica e imaginativa.
É graças a esse olhar que Carl tem a chance de trocar umas palavrinhas com um elegante cavalheiro ao estilo da Inglaterra vitoriana, um certo sr. Fitzwilliam Darcy; de solucionar misteriosos erros tipográficos para satisfazer a curiosidade implacável da sra. Píppi Meialonga; e de conhecer tantos outros clientes que habitam o limiar entre fantasia e realidade. Complexos e fascinantes como as personagens de um bom clássico, todos têm algo em comum — além dos apelidos — com seus equivalentes literários: estão presos no próprio universo. Traumas do passado e do presente, inadequação, solidão e violência são apenas algumas das grades que os aprisionam.
Mas, se cada novo volume que recebem de Carl carrega consigo uma esperança renovada de encontrarem a redenção, como ficarão essas pessoas com o livreiro prestes a perder seu emprego? Serão necessários o poder dos livros e a força do carisma de Schascha — uma menina de nove anos que se torna a improvável companheira dele — para que todos, inclusive o próprio Carl, encontrem a coragem para superar seus obstáculos e criar laços verdadeiros.
CONTINÊNCIA AO AMOR (PURPLE HEARTS)
- Editora: Intrínseca
- Autora: Tess Wakefield
- Páginas: 336
- Gênero: Romance
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Quando um soldado com um passado problemático e uma cantora em dificuldades concordam em entrar em um casamento de fachada para obter benefícios militares, nenhum dos dois espera muita coisa após confirmarem os votos. Até que uma tragédia acontece, e os limites entre o que é real e o que é mentira começam a se confundir neste romance inteligente e surpreendente, perfeito para fãs de Jojo Moyes e Nicholas Sparks.
Cassie Salazar e Luke Morrow são totalmente diferentes. A perspicaz Cassie trabalha à noite em um bar em Austin, Texas, onde tenta ganhar a vida enquanto corre atrás do sonho de ser cantora e compositora. Luke é um militar prestes a ir para a guerra que identifica na disciplina implacável do Exército o conforto de que precisa. Mas um encontro fortuito com Cassie muda para sempre o curso da vida dos dois.
Cassie está sendo soterrada pelas despesas médicas após receber o diagnóstico de diabetes. Ao encontrar seu velho amigo Frankie, que se alistou ao Exército, ela propõe um acordo: ela se casaria com ele em troca de um plano de saúde melhor e os dois dividiriam o dinheiro a mais que o Exército concede por eles serem uma “família”. Quando Frankie recusa a proposta, seu atraente amigo Luke se oferece para se casar com Cassie no lugar dele. O que ela não sabe é que o jovem militar tem suas próprias razões para concordar com o matrimônio de fachada.
Nesta inesquecível história de amor, Cassie e Luke precisam deixar de lado suas profundas diferenças para que o arranjo deles pareça um casamento de verdade... a menos que, ao longo do caminho, o amor faça com que os dois não precisem mais fingir.
O filme teve mais de 100 milhões de horas de exibição na Netflix em apenas uma semana após ser lançado, tornando-se o longa mais bem-sucedido da plataforma em 2022. Com uma trama intensa e a química inegável entre os personagens, Continência ao amor tem tudo para repetir nas livrarias o estrondoso sucesso que vem demonstrando nas telas.
DE FÉRIAS COM VOCÊ
- Editora: Verus
- Autora: Emily Henry
- Páginas: 392
- Gênero: Romance
- Lançamento: 14/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Poppy e Alex. Alex e Poppy. Eles não têm nada em comum. Ela é uma garota rebelde; ele usa calça cáqui. Ela tem um desejo insaciável de viajar; ele prefere ficar em casa lendo um livro. E de alguma forma, desde uma fatídica carona na faculdade há muitos anos, os dois são melhores amigos. Durante a maior parte do tempo, Poppy e Alex moram longe um do outro — ela em Nova York, ele em sua pequena cidade natal —, mas todo verão, há dez anos, embarcam juntos em uma semana deliciosa de férias. Até dois anos atrás... quando eles estragaram tudo. E, desde então, não se falaram mais. Poppy tem todas as coisas de que precisa, mas se sente estagnada. E, se alguém lhe pergunta quando foi a última vez que se sentiu realmente feliz, ela sabe que foi naquela viagem final com Alex. Por isso decide convencer seu melhor amigo a saírem de férias juntos mais uma vez — pôr tudo em pratos limpos, fazer dar certo. Milagrosamente, ele concorda. Agora Poppy tem uma semana para consertar as coisas. E, quem sabe, contornar a grande verdade que permanece em silêncio no meio de sua amizade aparentemente perfeita. Será que algo mais ainda pode dar errado?
SOMBRAS DO SUL VOL. 2
- Editora: Galera Record
- Autora: Giulianna Domingues
- Páginas: 432
- Gênero: Mistério, Young Adult
- Lançamento: 03/10/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Após os turbulentos acontecimento de Luzes do norte, a vida de Dimitria Coromandel e Aurora van Vintermer parece ter finalmente se assentado em uma rotina carinhosa de convivência a duas. Porém, o passado teima em continuar perseguindo-as e lança uma sombra sobre a felicidade das namoradas.
Dimitria e Aurora se veem confrontadas com uma cruel barganha: curar a maldição que ameça a vida de Aurora... em troca da memória de seus últimos dois anos.
Salvar a amada e perder o amor.
Precisando desesperadamente encontrar uma alternativa, as duas deixam a familiar Nurensalem em direção à quente e mística Marais-de-la-lune, onde a magia envolve a cidade como uma névoa. Uma jornada repleta de romance, perigos, feitiços, novos amigos e, quem sabe, até alguns rostos conhecidos. Até onde Dimitria irá para salvar o amor de sua vida?
Sombras do sul é a esperada sequência de Luzes do norte, best-seller sáfico de fantasia de Giulianna Domingues. Uma das mais bem-sucedidas autoras da literatura YA nacional, Giu Domingues criou um universo mágico e apaixonante, que faz o leitor ter vontade de mergulhar dentro das páginas de seus livros para poder se tornar amigo das fascinantes personagens saídas de sua imaginação.
OS DOZE DIAS DE DASH & LILY VOL. 2
- Editora: Galera Record
- Autora: David Levithan, Rachel Cohn
- Páginas: 240
- Gênero: Romance, YA
- Lançamento: 21/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
O namoro de Dash e Lily não anda muito bem das pernas. Depois do apaixonante encontro dos dois em O caderninho de desafios de Dash & Lily, o romance parece ter esfriado, mas não sem motivo, afinal de contas, o ano não foi fácil.
O amado avô de Lily sofreu um infarto, e ela agora precisa conciliar os estudos, o trabalho como passeadora de cães, todo auxílio que o vovô requer e, ufa, o relacionamento com Dash. Em meio a uma rotina tão cansativa, a personalidade vibrante de Lily parece estar se apagando. Por isso, seu irmão, Langston, decide deixar de lado a implicância com Dash para que os dois possam planejar juntos uma maneira de animá-la.
Dash parece ter a ideia perfeita! O que ele não sabe é que parte da tristeza de Lily é culpa dele, que nem ao menos respondeu ao “eu te amo” dela. Mas é óbvio que ele a ama (mesmo que não diga com todas as palavras). Faltanto apenas doze dias para o Natal, ele resolve pôr em prática o plano de recuperar o espírito natalino da namorada. Ainda que eventos desagradáveis continuem surgindo e nenhuma de suas surpresas pareça dar muito certo, Dash não vai desistir de tornar a época favorita de Lily em um momento especial.
NO MUNDO DA LUNA
- Editora: Verus
- Autora: Carina Rissi
- Páginas: 504
- Gênero: Romance, Young Adult
- Lançamento: 07/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e o chefe vive trocando seu nome.
Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção?
Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito ― não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhecia: o amor.
Com seu estilo ágil e fluido, Carina Rissi criou em No mundo da Luna uma leitura viciante, permeada de humor, magia e paixão, que vai conquistar você do início ao fim.
UM CONTO PARA SER TEMPO
- Editora: Morro Branco
- Autora: Ruth Ozeki
- Páginas: 525
- Gênero: Ficção histórica
- Lançamento: 07/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Nao é uma jovem de dezesseis anos que vive em Tóquio e decide que há apenas um modo de escapar da solidão e do bullying, mas, antes de colocar fim a tudo, ela planeja documentar a fascinante vida de sua bisavó, uma monja Zen-Budista de cento e quatro anos.
Do outro lado do Pacífico, em uma remota ilha do Canadá, Ruth encontra na orla da praia uma lancheira da Hello Kitty ― possivelmente detritos do devastador tsunami que atingiu o Japão em 2011. Dentro, há vários objetos desconexos, como um velho relógio de pulso, algumas cartas amareladas e o que aparenta ser um diário escrito por uma garota japonesa...
A cada página lida, Ruth se aprofunda cada vez mais nas histórias e é levada a um passado à beira do colapso. Em meio aos relatos escritos por mãos sôfregas e ansiosas, ela tem o presente e o futuro transformados conforme se aprofunda no abismo da jovem. Ainda há tempo para reconciliar o futuro de um passado condenado?
Em Um conto para ser tempo, Ruth Ozeki explora as relações entre leitor e escritor, passado e presente, fato e ficção, história e mito, e a essência do próprio tempo, apresentando um enredo deslumbrante sobre humanidade, afeto e pertencimento.
Do outro lado do Pacífico, em uma remota ilha do Canadá, Ruth encontra na orla da praia uma lancheira da Hello Kitty ― possivelmente detritos do devastador tsunami que atingiu o Japão em 2011. Dentro, há vários objetos desconexos, como um velho relógio de pulso, algumas cartas amareladas e o que aparenta ser um diário escrito por uma garota japonesa...
A cada página lida, Ruth se aprofunda cada vez mais nas histórias e é levada a um passado à beira do colapso. Em meio aos relatos escritos por mãos sôfregas e ansiosas, ela tem o presente e o futuro transformados conforme se aprofunda no abismo da jovem. Ainda há tempo para reconciliar o futuro de um passado condenado?
Em Um conto para ser tempo, Ruth Ozeki explora as relações entre leitor e escritor, passado e presente, fato e ficção, história e mito, e a essência do próprio tempo, apresentando um enredo deslumbrante sobre humanidade, afeto e pertencimento.
TOM SAVINI: VIDA MONSTRUOSA
- Editora: DarksideBooks
- Autor: Tom Savini
- Páginas: 304
- Gênero: Cinema, artes cênicas
- Lançamento: 15/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Todo fã de terror já ouviu seu nome. Todo fã de terror já teve pesadelos com seus monstros. Todo fã de terror já se arrepiou com seu trabalho. Todo fã de terror já pediu por ele na DarkSide® Books. Agora, em parceria com a Macabra Filmes, todo fã de terror vai poder ler a divertida e macabra biografia de Tom Savini, um verdadeiro mestre dos efeitos especiais.
A imensa e talentosa carreira de Tom Savini é contada em detalhes pela primeira vez em sua biografia oficial, de sua infância como “Monster Kid” em Pittsburgh, nos EUA, e fascínio pelo trabalho de Lon Chaney, até iniciar sua duradoura parceria com o diretor George Romero, que mudou para sempre o cinema de terror e lançou a carreira de um artista talentoso e criativo. Suas paixões, estudos e experiências viscerais o levaram a criar os efeitos incríveis de Despertar dos Mortos (1978), o icônico Jason Voorhees para a franquia de Sexta-Feira 13 (1980), as criaturas horripilantes de Creepshow (1982), além de dirigir o remake de A Noite dos Mortos-Vivos (1990) com a aprovação do próprio Romero para o projeto, e três dos episódios mais memoráveis de Tales from the Darkside (1984-1988), só para citar alguns marcos. Como ator, Savini atuou em Creepshow, Drink no Inferno, Django, Machete, Planet Terror, além de ter participado dos Simpsons, entre tantas outras colaborações.
Com mais de 400 fotos coloridas de sua vida e filmes, dezenas delas totalmente inéditas, Tom Savini: Vida Monstruosa é fundamental para os fãs de terror. Narrada na voz única do bem-humorado Savini, a biografia é um diálogo direto com o leitor e tem tudo o que o fã poderia esperar: histórias de bastidores, comentários sobre a indústria, curiosidades e muito gore.
O FIM DA NOITE
- Editora: DarksideBooks
- Autor: Rafael Calça, Diocir José de Assis Junior
- Páginas: 80
- Gênero: graphic novel
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os dez anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias. Este é o enredo de O Fim da Noite graphic novel inspirada nas jornadas pessoais das avós, mães e tias do premiado quadrinista Rafael Calça – coautor de Jeremias – Pele e Jeremias – Alma – e do ilustrador Diox, ambos de São Paulo, que apresenta as vidas e as histórias dessas mulheres que se dedicaram arduamente para que os filhos pudessem estudar e construir uma vida melhor.
Vencedora na categoria Quadrinhos da primeira edição do Prêmio Machado DarkSide, em 2020 ― projeto abraçado pelos criadores brasileiros, com mais de 5 mil projetos inscritos – a aguardada graphic novel escrita por Calça e ilustrada por Diox, agora integra a marca DarkSide® Graphic Novel. Os dois autores mereceram todo o esforço, e atualmente estão entre os principais nomes dos quadrinhos brasileiros contemporâneos.
Em um dos posfácios do livro, Diox – que atualmente trabalha para o mercado editorial, ilustrando livros infantis e materiais didáticos, além de contribuir com o universo dos games – ressalta a importância das mulheres como as retratadas no livro para a causa negra: “Foram as mulheres pretas que, devido a permissão de circular entre a casa-grande, a senzala e as ruas, possibilitaram o trânsito de ideias e informações que se mostrou fundamental para a sobrevivência do nosso povo, pois foi a partir dessas mulheres que fugas foram planejadas e os quilombos foram sendo constituídos”.
Já o roteirista Rafael Calça possui ampla experiência na área. Em 2013, publicou a HQ independente Dueto. Além disso, participou de projetos envolvendo a Turma da Mônica e publicou, em parceria com Jefferson Costa, Jeremias – Pele (2018), obra vencedora dos prêmios Angelo Agostini, HQ MIX e Jabuti, e Jeremias – Alma (2020). Calça, em outro posfácio para O Fim da Noite, nos lembra que “a noite sempre esteve associada ao mistério, ao lugar dos perigos. Remete até a morte, para onde talvez viajemos além do véu que nos separa do mundo físico. E é inegável o quanto o medo do escuro foi normalizado àqueles habituados ao desconhecido, às ameaças (diretas ou veladas) e ao luto do corpo e da própria história”.
O Fim da Noite é uma obra contundente, cuja narrativa nos ajuda a compreender o funcionamento do racismo estrutural no Brasil, e como as injustiças sociais se perpetuam ao longo das gerações. Mas acima de tudo, é uma história robusta, de composição sublime, feita de sorrisos, dores e dramas que transformarão os leitores para sempre.
CARTILAGEM
- Editora: DarksideBooks
- Autores: Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes, Vander Colombo
- Páginas: 192
- Gênero: graphic novel, horror
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
No final do século XIX, na Ilha de Santa Catarina, Isabel tem uma gravidez difícil e envolta em mistérios. Nem mesmo seu companheiro, o pescador Miguel, lida muito bem com a situação, e apenas a parteira Joana parece compreendê-la. Após um parto complicado, nascem dois meninos siameses, Marcos e Mateus.
Diante da cruel ignorância da população local e de boa parte de sua família de sangue, os irmãos xifópagos passam a ser tratados como aberrações, criaturas malignas perseguidas e condenadas a viver nas sombras da pequena vila. Um lugar cercado de personagens que retratam um Brasil rude e vil diante das diferenças.
Este é o ponto de partida de Cartilagem, história em quadrinhos que reúne o roteiro original assinado pelos cineastas catarinenses Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, e a arte do experiente ilustrador, quadrinista e animador Eloar Guazzelli. Martins, Turnes e Colombo são responsáveis por alguns premiados longas e curtas-metragens, além de documentários e séries de TV, produzidos pela Vinil Filmes. Já Guazzelli é autor de dezenas de quadrinhos e livros infantis, entre eles, a obra autoral Apocalipse Nau, além de adaptações como Kaputt, de Curzio Malaparte, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
A edição da DarkSide® Books inclui um posfácio da doutora em cinema e educação Karen Christine Rechia, que aborda a dicotomia entre ciência e superstição presente no quadrinho e afirma que “a monstruosidade podia ser vista como prova do pecado, mas também como um elemento divino. Em sua raiz latina, monstrum, que vem de monere diz respeito a um sinal, uma mensagem, uma advertência de que algo bom ou ruim iria ocorrer”.
Assim como os romances Frankenstein, de Mary Shelley, e O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, e o filme O Homem Elefante, de David Lynch, Cartilagem é uma história poderosa sobre como a ignorância, o preconceito e as superstições ante o que foge às supostas normas da sociedade acabam assumindo a forma do verdadeiro monstro.
BULLY BULLY
- Editora: DarksideBooks
- Autores: Bruno Guma, Yuri Moraes
- Páginas: 224
- Gênero: graphic novel, ficção científica
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Muitos descrevem os quadrinhos como uma arte narrativa onde palavras e ilustrações são combinadas para contar histórias. Os darksiders mais atentos, no entanto, sabem que é possível fazer histórias em quadrinhos sem nenhuma palavra escrita. Obras como Cinema Panopticum e A Floresta, de Thomas Ott, e Poochytown, de Jim Woodring, são tão profundas, instigantes e marcantes quanto histórias que utilizam palavras. Bully Bully, com roteiro de Yuri Moraes, criador do podcast BEN-YUR ao lado de Bento Ribeiro, e ilustrações do quadrinista Bruno Guma, é mais uma HQ silenciosa a integrar a coleção DarkSide® Graphic Novel.
Bully Bully é um mergulho na construção da identidade de um menino através de seus sonhos, pesadelos e desilusões acumulados em três épocas diferentes de sua vida. Seremos conduzidos por uma tríade de histórias interligadas em que o silêncio ecoa em nós a cada página, os dramas sensoriais narrados com um toque ácido de realismo fantástico. Experiências de vida que não representam um território e sua cultura, mas que se manifestam de forma errática e universal. Nessa obra peculiar construída por Moraes e Guma encontraremos todas as faces da solidão, as farpas do amor e as cicatrizes da violência. Um silêncio que marca na pele e nos define para sempre.
Na primeira história, que dá título ao livro, nosso protagonista tem 13 anos, e é levado a uma briga de facas na saída da escola, contra os valentões que andam com sua ex-namorada. Ele tem que decidir se foge ou luta contra seus inimigos e encara a garota. Em “Solo”, ele tem 23 anos e é abandonado pela namorada, além de estar insatisfeito com o trabalho, que consiste em criar jingles promocionais para uma empresa de marketing. Ele tenta adormecer seus sentimentos e levar uma vida normal, até perceber que falta algo. Por fim, em “½”, o protagonista, agora com 33 anos, mora com a noiva e leva uma vida saudável, correndo todos os dias como um atleta, até que um acidente o obriga a lidar com preconceitos, tendo de redescobrir quem ele realmente é.
Com influência de quadrinistas como Charles Burns e Daniel Clowes, autores como Neil Gaiman e cineastas como Hayao Miyazaki e Wes Anderson, Bully Bully é um quadrinho imperdível, silencioso, sobre uma infância que ainda grita.
T.A.T.T.O.O. - À FLOR DA PELE
- Editora: DarksideBooks
- Autor: André Diniz
- Páginas: 224
- Gênero: graphic novel
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele, a nova história em quadrinhos de André Diniz, autor de Revolta da Vacina (DarkSide® Books, 2021), Sete Vidas e da premiada HQ Morro da Favela, nasce com um grito particular, uma cicatriz recente que aborda um problema enfrentado em silêncio por muitos de nós. A depressão e o esgotamento mental são muitas vezes minimizados e não percebidos, levando a pessoa a um sofrimento prolongado de letargia e raiva diante dos enfrentamentos mais simples da vida. Uma condição mental que nos fragiliza e congela diante de tudo e de todos.
André Diniz não tem nenhuma tatuagem no corpo, mas sabe bem o que é viver e desaparecer no centro de uma metrópole caótica. Em T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele, o autor explora com delicadeza e maestria uma situação pessoal, que se tornou ainda mais urgente após as consequências que enfrentamos, passados mais de dois anos do início da pandemia de Covid-19. Com seu traço e narrativa inconfundíveis, ele demonstra que através da arte e do auxílio de profissionais médicos experientes podemos encontrar a cura para dores e questionamentos que nos consomem e podem amaldiçoar a grandeza de nossa existência.
Ramsés, o protagonista desta história, é um tatuador quarentão do centro velho de São Paulo, onde mais de 20 milhões de pessoas sobrevivem em meio à violência, aos contrastes sociais, à poluição sonora e à fumaça gerada por 7 milhões de veículos. Entre o caos urbano e as cobranças da vida moderna, Ramsés aos poucos tem a rotina e o trabalho paralisados por uma fadiga crônica física e mental, uma paranoia crescente que transborda ódio e antigos rancores, tratando inclusive o filho e sua namorada de maneira equivocada. Ao longo da história, o protagonista relembra momentos importantes de sua infância e adolescência no Rio de Janeiro, antes da mudança para São Paulo, a amizade de pensamentos utópicos e idealista com o paulista Jupará, com quem publicava o fanzine Letal.
A questão, que parecia já superada, retorna com carga total, junto com outros traumas e fobias. A epidemia de depressão galopante e o consumo excessivo de remédios nas grandes metrópoles são os coadjuvantes dessa história, que é contada com uma voz jocosa e mordaz, evocando as experiências do autor. T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele é uma história capaz de codificar os vazios e aflorar uma compaixão um pouco esquecida nos dias de hoje.
HAILSTONE
- Editora: DarksideBooks
- Autores: Rafael Scavone, Rafael de Latrone
- Páginas: 144
- Gênero: graphic novel, ficção científica
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Durante a época da Guerra Civil Americana (1861-65), a população da remota cidadezinha de Hailstone, em Montana, está faminta e com um número crescente de desaparecidos. Presos pela neve implacável, os moradores da região ficam cada vez mais desesperados e entram em conflito com a fábrica militar bem abastecida na área. A situação piora quando uma garota local chamada Mary desaparece enquanto procura comida com sua mãe.
Publicado originalmente em inglês de forma seriada no site Comixology, Hailstone ganha edição brasileira na íntegra pela marca DarkSide® Graphic Novel. Com roteiro de Rafael Scavone e ilustrações de Rafael de Latorre, a graphic novel reúne horror, ficção científica, ficção histórica, faroeste e mistério em uma história emocionante e assustadora. Entre as inspirações para a história, Scavone destaca séries como True Detective, filmes como O Regresso e A Bruxa, quadrinhos como Hellboy e romances como O Grande Deus Pã, de Arthur Machen, e O Iluminado, de Stephen King.
O xerife Denton Ross, traumatizado e incapaz de ajudar seu povo, e seu assistente Tobias, intervêm para manter a paz, mas seus esforços os colocam em um caminho perigoso. A investigação sobre o desaparecimento de Mary revela um segredo misterioso e bem guardado que mudará suas vidas para sempre... Se eles conseguirem sobreviver.
De acordo com o roteirista Rafael Scavone, “Hailstone apresenta uma história de mistério, misturada com elementos históricos, de terror e sobrenaturais, todos temperados com a boa e velha ação do faroeste. Se eu tivesse que escolher apenas um gênero para defini-lo, eu definitivamente escolheria weird fiction”.
O ilustrador Rafael de Latorre pinta uma atmosfera bonita, mas incômoda, uma combinação que casa perfeitamente com o teor do enredo. O ambiente pesado que ele criou fica mais denso à medida que a história vai aprofundando os medos dos personagens.
Todos esses elementos permitiram que os autores brincassem com sequências e ritmos. Hailstone é um daqueles quadrinhos que revelam novas camadas a cada releitura, imperdível para os amantes de uma boa história, que prende o leitor desde as primeiras páginas.
LABIRINTO
- Editora: DarksideBooks
- Autor: Thiago Souto
- Páginas: 256
- Gênero: graphic novel, fantasia
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Todos sabemos que a infância é o período das descobertas e aprendizagens, e também é nela que alguns dos vínculos mais marcantes de nossas vidas são criados. Labirinto, de Thiago Souto, novo lançamento da marca DarkSide® Graphic Novel, é uma exploração psicológica e simbólica das memórias mais marcantes da infância de um garoto.
Nessa graphic novel, conhecemos a história de um menino chamado Nico e um estranho sujeito chamado Góreck, que juntos vivem aventuras e enfrentam criaturas estranhas que habitam o seu mundo bizarro e labiríntico. No entanto, aos poucos desvelamos as camadas de segredos que estão ocultas nesse mundo, onde nem tudo é o que parece.
De acordo com autor, no Posfácio da obra, “Nico carrega as angústias da passagem da infância para a adolescência, e Góreck, uma criatura abandonada por seu melhor amigo, busca respostas sobre sua existência e seu propósito em um labirinto de sonhos e lembranças”. Uma jornada mágica com dois personagens inesquecíveis.
Já o jornalista Ramon Vitral, na Introdução, afirma que a obra “é celebrada por suas cores impactantes, pelo traço singular e o domínio narrativo do autor e pela construção de seus personagens. Uma mistura de Toy Story com A História sem Fim focada no embate entre o corajoso Nico e seu aliado Góreck contra as forças malignas de Rama”.
Lançada originalmente em 2017, após bem-sucedida campanha no Catarse, a HQ foi vencedora do prêmio Angelo Agostini e indicada a quatro categorias no prêmio HQ Mix, o mais importante do gênero no Brasil. Além disso, ela foi publicada na Polônia e nos Estados Unidos, numa edição elogiada por ninguém menos que Neil Gaiman, o criador de Sandman. E agora está sendo lançada pela Darkside® Graphic Novel, em capa dura, com textos de apoio e estudos do processo de criação, além de catorze páginas inéditas criadas exclusivamente para esta edição.
1618
- Editora: DarksideBooks
- Autor: César Bravo
- Páginas: 368
- Gênero: Ficção científica, Horror
- Lançamento: 18/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Terra Cota é uma cidade que, à primeira vista, pode parecer normal, mas ela guarda algo indizível e sombrio em seu interior. Depois do cultuado Ultra Carnem, e dos celebrados VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e DVD: Devoção Verdadeira a D., o novo livro de Cesar Bravo, 1618, apresenta uma frequência particular do terror enraizado na nossa sociedade e nessa tal tecnologia que parece nos unir. Bravo possui uma sintonia fina capaz de captar todos os nossos medos e silêncios.
Tudo é desencadeado em um dia comum na pacata cidade quando uma estranha anomalia tecnológica começa a expor os segredos mais obscuros de seus habitantes através de mensagens no celular. A sujeira de Terra Cota começa a ser desenterrada. A cada notificação recebida, um crime é revelado, um caso sórdido compartilhado, mentiras e estranhos desejos da carne se manifestam pelos aparelhos. Descendo um degrau por vez, os moradores se entregam ao mais profundo pânico de terem suas verdades expostas. Falsas realidades são destruídas a cada notificação.
Enquanto centenas de mensagens chocam e entretêm a tediosa vida dos moradores locais, os animais começam a se comportar de maneira brutal, números enigmáticos aparecem no visor como presságios de uma sorte agourenta, pessoas alegam se conectar através de aparelhos eletrônicos com seus entes queridos que já se foram. Dia após dia, a atmosfera de Terra Cota vai ficando cada vez mais densa, absurda e sombria. Todos querem desaparecer. Todos querem monitorar. Todos querem se conectar e descobrir a verdade por trás do fenômeno e até uma planta desconhecida desenvolve uma estranha predileção por antenas e equipamentos elétricos e se espalha por toda a região.
A esquecida cidade do noroeste paulista, vizinha de Três Rios ― cidade que os fãs de Cesar Bravo já conhecem de seus livros anteriores ―, mergulha em caos enquanto tenta se recuperar da pior epidemia dos tempos modernos, sem imaginar que está sendo vítima de um novo ataque. Em meio a assassinatos, teorias da conspiração e crimes soterrados pelo tempo, 1618 transita pelo mundo do horror e da ficção científica, quebrando protocolos e oferecendo uma história ágil, atual e estranhamente familiar. Segundo Christiano Menezes, o diretor editorial da DarkSide® Books, “esse novo experimento literário de Bravo é vívido. É como um som poderoso que podemos enxergar”.
Em seu novo livro publicado pela DarkSide® Books, Cesar Bravo faz todo tipo de provocação, e abre caminho para que um horror enraizado em nosso solo ganhe mais voz. Com sangue, humor e muita acidez, a voz singular e muito brasileira do escritor nos leva a questionar: Quando pedimos ajuda às estrelas, alguém se lembra de perguntar quem está ouvindo?
TODOS SE LAVAM NO SANGUE DO SOL
- Editora: DarksideBooks
- Autores: Paulo Raviere, Alcimar Frazão
- Páginas: 224
- Gênero: ficção, ação
- Lançamento: 28/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Um novo dia em Salvador. A cidade de matriz africana que pulsa e joga para o mundo seus filhotes. Cidade parideira das divindades literárias. Desse ventre surgiu Gregório e sua poesia do inferno, surgiu Castro para libertar, surgiu Jorge para ser amado, surgiu Ubaldo para falar do povo, surgiu Myriam para florescer o feminino mitológico. Muitas vozes surgem e ecoam no Recôncavo Baiano, mas muitas vozes também são silenciadas e abraçadas pela mudez eterna de um socorro.
Ela é escaldante, explosiva e lasciva. Entre suas ruas e seu sol incansável transitam trabalhadores empenhados, religiosos astutos, pilantras descuidados e mulheres ambiciosas. Entre a cidade baixa e a cidade alta, tais histórias se dissolvem e diluem, deixando um rastro de sangue e vida como recompensa. Um lugar reconhecido como Salvador de poucos e executor de muitos.
Todos se Lavam no Sangue do Sol começa em um nervoso, porém bem-sucedido assalto a uma joalheria do Centro de Salvador. No interior de um bar próximo ressoam os tiros, o sangue tinge as pedras do calçamento, bandidos mascarados disparam em uma fuga desenfreada. A partir desse momento, os envolvidos diretos e indiretos no crime serão convidados a encarar as consequências inimagináveis de suas ações.
Salvador se organiza em muitas camadas e dessa mesma forma o romance de Paulo Raviere reúne um heterogêneo plantel de personagens, entre eles um guitarrista frustrado, um religioso colecionador de artes, um italiano astuto e comilão, um político decadente, um traficante cheio de si, uma jovem misteriosa e um estudante de cinema mimado pelos pais. Juntos, eles convivem em meio à glória passada e à ruína total de uma cidade que já foi uma das maravilhas do país.
Com uma narrativa à queima-roupa, Raviere nos transporta para um universo próprio com muito temperos, criando um molho ácido e tarantinesco regado a muito sangue, suor e dendê, e mais especificamente para os filmes O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e Snatch, de Guy Ritchie. Na literatura, impossível não recordar da mão pesada de João Ubaldo Ribeiro, Ricardo Piglia em Dinheiro Queimado e Donald Ray Pollock.
Berço de grandes poetas, mulheres sagazes e boêmios irrecuperáveis, Salvador é o cenário perfeito para um romance que equilibra o refinamento narrativo de Paulo Raviere e as ilustrações vibrantes de Alcimar Frazão, quadrinista e ilustrador que já emprestou seu traço à edição de O Médico e o Monstro e Outros Experimentos, de Stevenson (DarkSide® Books, 2019). Como resultado, Todos se Lavam no Sangue do Sol é mais que um livro: é uma fatia viva da cidade de Salvador.
LIÇÃO DE ANATOMIA
- Editora: DarksideBooks
- Autor: Enéias Tavares
- Páginas: 384
- Gênero: Ficção
- Lançamento: 28/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Premiado romance brasileiro investiga os crimes de um assassino em série ficcional em um Brasil steampunk No início de seu sombrio experimento, o Dr. Louison precisa escolher um candidato que reúna as qualidades físicas necessárias para um novo estudo anatômico. Nessa trama de suspense e horror psicológico, passada quinze anos depois de Parthenon Místico (DarkSide® Books, 2020), reencontramos os heróis da sociedade secreta que vive nas sombras de Porto Alegre dos Amantes. Agora, um de seus protagonistas, o médico Antoine Louison, é acusado de ser o Estripador da Perdição, um assassino em série que ceifou a vida de figuras importantes da alta sociedade sulista. Lição de Anatomia, de Enéias Tavares, é um suspense inovador, que recria a paisagem nacional a partir de uma estética retrofuturista e revitaliza os clássicos nacionais, criando uma liga de aventureiros a partir dos heróis célebres de Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Emília Freitas e Lima Barreto. Os leitores embarcam nesse mistério na companhia do jornalista Isaías Caminha, que tem a difícil missão de solucionar esse mistério, um enigma que tem menos a ver com “quem” cometeu os crimes, e mais com o “porquê” de sua mórbida execução. Aos poucos, os diários de trabalho, gravações pessoais, registros tecnomísticos e outras experimentações vão montando um intrincado mosaico de mistério, sedução e medo. Assim como Parthenon Místico, Lição de Anatomia oferece aos leitores uma extensão transmídia com conteúdos inéditos, capítulos exclusivos, audiodramas e quadrinhos especialmente produzidos para essa nova edição. Para professores que desejarem usar o cenário em suas aulas de literatura, história e geografia, o livro também dá acesso a uma seção exclusiva com ideias propositivas e criativas e atividades lúdicas e envolventes. O universo transmídia criado pelo autor inclui obras como Juca Pirama Marcado para Morrer (Jambo), Guanabara Real (AVEC) e Parthenon Místico (DarkSide® Books), além dos quadrinhos e a série audiovisual A Todo Vapor! (Amazon Prime). Um mundo insólito e misterioso que une literatura fantástica, crítica social, clássicos literários em domínio público e valorização do nosso patrimônio cultural, histórico e geográfico. Lição de Anatomia chega à DarkSide® Books em uma edição única, com artes de Ana Koehler e mapas de Karl Felippe, além de prefácio exclusivo do pesquisador e ficcionista Roberto de Souza Causo, uma das maiores autoridades de ficção científica do nosso país. Para Causo, o romance “soa como o feliz encontro de Edgar Allan Poe com Thomas Harris”, um livro “que deveria estar perpetuamente disponível ao leitor brasileiro”.
Prepare-se, prezada leitora decifradora de enigmas! Tenha medo, nobre leitor aventureiro do oculto! Lição de Anatomia ganha uma edição assustadora que enfrenta o abismo do nosso passado, revelando seus medos e fomentando segredos e assombros. Prontos para se perderem em uma jornada noite adentro e país afora, em uma experiência literária intensa e inebriante, como os vapores do passado e os mistérios de um Brasil que poderia ter sido?
SINA
- Editora: DarksideBooks
- Autores: Márcio Benjamin, Shiko
- Páginas: 224
- Gênero: Ficção, horror
- Lançamento: 28/11/2022
- Adquira seu exemplar AQUI
Sinopse:
Sina é o primeiro romance do premiado autor Márcio Benjamin publicado pela DarkSide® Books. Uma obra de voz única, mordaz e que transborda assombro e verdade, um presente para quem procura uma literatura enraizada no solo brasileiro. Com um único fio condutor e três linhas temporais distintas que se entrelaçam, nossa jornada começa ao lado de José Trancoso, um viajante que se vê sem carro ou destino, abandonado pela graça divina em uma assombrada estrada de chão batido. A partir desse momento, tudo o que o leitor conhece como “real” passa a ser sublimado, mas não completamente esquecido.
As histórias de Márcio Benjamin e seu porta-voz, Zé Trancoso, não habitam apenas o imaginário coletivo; elas fazem parte do cotidiano das regiões mais interioranas do país, de suas lendas, de seu folclore. O folk horror que o autor apresenta em Sina é exuberante, pungente e facilmente confundido com a realidade do interior nordestino. Para representar o Nordeste com propriedade precisamos experimentar a secura da terra, a amargura do sertão, a beleza que às vezes se esconde no meio da penúria. Para falar do Nordeste é preciso conhecê-lo, e Márcio Benjamin se mostra um especialista em cada palmo de chão que pavimenta seu novo livro. Um genuíno filho dessa terra.
Sina é um livro denso, feito de chão, sangue e gente. Logo no início do livro, como quem desperta de um sonho dentro do outro, nos deparamos com um estranho povoado e suas Três Guardiãs, três mulheres cegas. Da mesma forma, o povoado Solidão também se descortina em um novo personagem, cercado de segredos, um verdadeiro portal no tempo que vai e volta, que oculta e revela, assim como a narrativa enigmática e surpreendente do autor.
A verdadeira sina de um leitor é garimpar, escavar e encontrar obras raras como essa em uma edição trevosa com o toque da Caveira e as ilustrações magistrais de Shiko, vencedor dos prêmios HQMix e Angelo Agostini e considerado um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro atual. Como resultado, os leitores podem esperar uma experiência imersiva e sensorial.
__
E você, gostou de algum? Qual?
OI! A bala que errou o alvo já está na minha lista, eu gosto demais desta série com este grupo de velhinhos mega divertido. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi
ResponderExcluirmuitos lançamentos, desses estou interessada em Fisgados pelo Amor, Continência ao amor, De férias com você e Os doze dias de Dash e Lily.
Desses eu já li no mundo da luna na edição antiga e também o passeador de livro na edição do intrínsecos e gostei bastante da leitura.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Leyanne, nossa, quantos lançamentos! Posso nem olhar muito para não querer quase todos.. hahaha.. Mas não pude deixar de anotar três deles para já procurar: O Passeador de Livros e o Um conto para ser tempo, já deixei salvos aqui já o livro com o Clube do Crime das Quintas-feiras, quero ler qualquer um deles, pois sempre instigaram minha curiosidade.
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)