[RESENHA] Fantasmas
Olá, leitores!
Páginas: 256 | Autora: Taina Telgemeier | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: História em quadrinho, Ficção sobrenatural, infantil | Tradução: Giu Alonso | Classificação: livre
Leia também:
Fantasmas é uma HQ que vale a pena conhecer em qualquer época do ano, especialmente se quer uma história com fantasmas que não dá medo. As protagonistas são crianças, Catrina (Cat) e Maya, e estão se mudando para uma cidade que pode ser melhor para Maya, que tem fibrose cística. Para Cat, a mais velha, é difícil se desapegar dos amigos e da familiaridade da antiga cidade. Não que ela seja egoísta, mas ela se sente deslocada e tudo que queria era algo apenas seu.
Cat ama profundamente sua irmã, mas as coisas parecem extrapolar para ela a qualquer momento estando na adolescência, e mudanças não são fáceis para ninguém. Enquanto isso, Maya é uma criança espirituosa, que encara seus desafios com mais humor e encanta com carisma.
Logo após se instalarem, ambas ficam sabendo que o lugar é mais suscetível a ter fantasmas, e recebem a notícia com reações diferentes. Cat é relutante, mas Maya se sente motivada a ver um deles. Com um guia, o vizinho Carlos, elas podem encontrá-los, contudo isso pode trazer situações difíceis.
A nova cidade e adaptação é complicada, especialmente para Cat, em quem o livro mais destaca. O enredo não tem o objetivo de causar medo, embora posso garantir que senti apreensão devido aos personagens e as situações tensas. As protagonistas são cativantes, embora Cat seja mais difícil de lidar.
A relação com os fantasmas liga pontos importantes entre relações familiares dos personagens. Não é apenas algo aleatório acontecendo, a ligação se dá também ao peso cultural envolvendo a celebração do Dia dos Mortos. A cidade tem uma tradição de celebração, mantendo as festividades com um toque sobrenatural.
A história, como disse, não causa medo e é super leve. São vários assuntos abordados, como representatividade não-branca, celebração cultural, mistura de elementos sobrenaturais, e a dedicação para pertencer a algum lugar. No fim, é mais um modo de trabalhar relações no meio de assuntos divertidos e necessários.
Fantasmas é da mesma autora de Coragem, que fala sobre ansiedade infantil, baseado na vida da autora. Em mais uma obra lida de Raina, fico contente de encontrar um modo de me encantar com a narrativa e aprender mais sobre assuntos que não conhecia. São leituras que podem ser necessárias em qualquer idade.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Oi Leyanne, o traço da autora parece ser uma graça! Faz tempo que não leio uma boa HQ, adorei a dica. :)
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Oi Leyanne, que livro lindo. Fiquei com vontade tanto de ler quando indicar para minhas primas e amigas que tem filhos pequenos. Vou dar uma olhada em Coragem também, acho interessante ensinar a criança lidar com a ansiedade, ao invés de fingir que não tem nada acontecendo como aconteceu comigo.. rsrs..
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)
Nossa, mas que gracinha de HQ. Me apaixonei, especialmente pelo tema de Dia dos Mortos, que gosto bastante (por ser meu aniversário, haha). Já quero ler também. S2
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Ahh, tem tempo que não leio uma história em quadrinhos (nem mesmo uma ilustrada). Essa parece ser legal, e fiquei curiosa pra conhecer a Maya!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl