resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Foundryside: às margens da Fundição [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 640 | Autor: Robert Jackson Bennett | Editora: Morro Branco | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia. Ficção Científica | Tradução: Aline Storto Pereira | Classificação indicativa: +16

Foundryside tem exatamente tudo o que gosto em um livro bem elaborado de fantasia, não faltando nem mesmo detalhes de tirar o fôlego. O que primeiro chama a atenção é como o universo funciona. A história ambientada é formada por cidades inteiras caídas, com outra civilização erguida, tendo muito do conhecimento perdido. Se com tão pouco foi feito tanto, imagina então o que o mundo se tornaria com todo o conhecimento perdido nas ruínas de uma antiga grande civilização.

A obra tem um grande fundo histórico, mas inicia com a perspectiva de Sancia, uma ladra que é contratada para roubar um objeto desconhecido em um cais. Entretanto, com o roubo, ela não imaginava como sua vida poderia mudar a partir disso. Ela se conecta com outros personagens ao longo de uma perseguição, logo depois de descobrir que o tal objeto é uma chave, e que pessoas importantes agora estão atrás deles.

Sancia toma decisões rápidas com poucas informações. Tudo o que ela sabe é que a chave pode ser importante, que ela agora é um alvo, então está decidida a não deixar o objeto cair em mãos erradas. O mais inusitado, é que Sancia é uma variável totalmente inesperada. Ela foi contratada unicamente como um meio de transação, mas tem agora um nível de poder que pode salvar ou destruir o mundo.

A junção de Sancia e a Chave não poderia ser mais perfeita. Ao descobrir as utilidades da Chave, que se proclama Clave, as peças começam a se encaixar aos poucos. E a perfeição dessa dupla é ainda mais conveniente quando descobrimos as habilidades de Sancia, e como ela pode ser importante para as decisões que serão tomadas em relação à Clave.

Não passa despercebido como o roubo, a protagonista, o objeto e os novos personagens que vão surgindo são peças importantes para a realidade em que estão. Se isso já não fosse empolgante o suficiente, a maneira como a magia funciona convence rápido de que essa será uma grande história. O sistema mágico não funciona de maneira leviana, são a base de inscrições, símbolos que convencem objetos a funcionarem como algo diferente, desde o mais básico deles. São necessários exemplos, que você verá logo nas primeiras páginas da história, para entender melhor o exercício deste mundo.


Mas é nisso que consiste a inscrição. A realidade não importa. Se conseguir convencer uma coisa o suficiente, ela vai acreditar em qualquer realidade escolhida.

Como comentei no início da resenha, o livro tem uma importante história sobre civilizações, e a atual será decidida com base nas escolhas dos protagonistas, e se terão êxito em impedir que grandes figuras tenham mais poder do que o necessário. O jogo de poder é decidido em quem tem mais conhecimento, enquanto a realidade de muitos não é propícia. Infelizmente, há uma realidade bem difícil na história, a desigualdade social é gritante, mas muito bem entrelaçada com o jogo de conhecimento e poder.

Aqueles que detém de conhecimento e sabem como lucrar em cima disso, ganham em cima de sangue de inocentes e da miséria de muitos. Não é nada bonito, há um extremismo sem máscaras, e é ainda mais doloroso saber que esses estão tão cegos que ainda desejam mais. As consequências desse excesso são vistas constantemente e vividas pela protagonista. Achei particularmente genial que Sancia agora tenha algum tipo de poder relevante mundialmente em mãos e tem o conhecimento de como sua classe sobrevive com tão pouco. Suas escolhas são nada mais do que compreensíveis.

O combo de leitura completa ganha mais elogios pelas cenas de ação, genialidade do sistema mágico, estratégias, reviravoltas e construção dos personagens. Nem sei qual se destaca mais porque achei todos eles maravilhosos. Foi um livro que me dava vontade de ler desde que abria os olhos pela manhã, e a vontade era continuar grudada nele o dia inteiro. Tem suas passagens dolorosas, e pode levar um tempo para entender completamente como tudo funciona, mas a cada página fica mais fácil.

Por muitas vezes, associei a leitura com O Nome do Vento, pelos protagonistas e pela estrutura da magia, mas não são iguais, foi apenas uma relação de que fãs de um poderiam adorar a história do outro. Acabei me apegando com os protagonistas, e sofri por isso. A história agora é uma das minhas favoritas do ano, com recomendação garantida para quem gosta de fantasia.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

6 comentários:

  1. Oi! Eu não tinha lido nenhuma resenha sobre a obra e depois de ver sua opinião, como amante de fantasia, fiquei com muita vontade de conferir. Este ano não sei se consigo encaixar na meta, mas vou colocar na de 2023.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem?
    Faz tempo que não leio alta fantasia, mas esse livro parece ser um prato cheio com todos os elementos necessários pra ser marcante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne. Tudo bem? Fiquei curioso com este livro, parece ser ótimo, né? Adorei a resenha e as fotos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei as fotos lindas, primeiramente, segundo já quero ler esse livro, me convenceu com essa resenha

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece perfeitamente perfeito, o livro que eu deveria ter na minha estante, além do que por ser capa dura e preta e um desenho que chama a atenção. Só não sei se a história é capaz de me prender, pois ainda não li.

    https://bloguinhodateka2022.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser mesmo incrível. Já tinha lido a versão da resenha no Instagram e fiquei de olho nele. Quando estiver na vibe de fantasia novamente, certamente lerei.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]