[RESENHA] Modus Operandi: Guia de true crime
Olá, leitores!
Páginas: 400 | Autoras: Carol Moreira e Mabê Bonafé | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: True Crime, Não-ficção | Classificação indicativa: +18
Modus Operandi: Guia de true crime é uma leitura que recomendo de olhos fechados para quem quer um livro para começar a ler o assunto. Mas para quem já tem um certo conhecimento, quer relembrar, e ainda entender outros assuntos, também recomendo a leitura. O livro é uma não-ficção nacional, escrito por Carol Moreira e Mabê Bonafé, que apresentam o podcast de mesmo nome: Modus Operandi.
O livro contém muita informação útil se tratando de termos, casos, processos judiciais, etc. As informações não são simplesmente soltas, elas são dadas de forma gradual, apresentando bases de que precisamos conhecer para entender algo mais complexo no decorrer da leitura.
A escrita já é um excelente motivo para ser um livro indicado, por ser bastante fluida. Outro ponto com um dos principais motivos para a leitura, é que o livro sai no núcleo apenas estadunidense e centraliza também exemplos de crimes no Brasil, referências da ficção, com explicações bem práticas que facilitam bastante a compreensão. Por exemplo, sabe quando uma história dá um perfil sobre o criminoso, mas não sabemos como seria na prática ou não saberíamos colocar isso no papel? Pois bem, o livro exemplifica da melhor maneira possível.
As explicações começam com cada cargo na polícia, suas funções e diferenças. E estou falando sobre nossa polícia, algo que nem todos sabem direitinho quem faz o quê. Depois, há explicações sobre variados tipos de crimes, muitos deles é provável que muitos conhecem, mas informação nunca é demais. Em seguida, há esclarecimentos sobre transtornos mentais, com casos reais e de ficção para entendermos.
Outro assunto bem introduzido são os perfis criminosos, com nomes e textos que já conhecia, mas com informações que complementam melhor ainda o que já sabia. Para quem leu Mindhunter, John Douglas é constantemente citado, bem como seu trabalho no FBI, com o método de construir um perfil criminoso, que iniciou entrevistando serial killers para entender melhor suas ações e assim antecipar outros. A importância disso não passa despercebido. Tudo isso me deu uma boa refrescada na memória.
Mesmo com muito texto envolvendo processos e sistemas, há vários casos famosos e outros nem tanto que são citados. Esse não é um livro que irá tratar somente disso, os exemplos são apenas para complementar as informações principais, o que ajuda muito.
A visão do Brasil me deu novos esclarecimentos sobre muito o que não sabia. Já tem um tempo que leio sobre crime real, e essa foi uma leitura muito proveitosa. Foi como juntar um compilado de informações cruciais que levei muito tempo para saber, porque não tinha ideia de por onde começar, e juntar em um livro só. Tudo é bem explicativo, mas é necessário ficar atento para o quão pesado pode ser o conteúdo. Há trechos fortes, com descrições dolorosas, afinal o teor é real e a intenção é descrever tanto os tipos de crimes quanto o que aconteceu.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Não sei se aguento ler ele, mas sou super curiosa com ele e sua resenha e indicação me deixou com mais vontade ainda
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Olá,
ResponderExcluirEu não curto escutar podcast, mas uma amiga é super fã desse e vez ou outra comenta comigo.
A ideia do projeto parece bacana.
E se vc quiser saber mais de casos brasileiros, tem um canal ótimo no Youtube chamado Operação Policial - é deles a série Investigação Criminal.
até mais,
Canto Cultzíneo
Ah, que legal saber mais sobre esse livro. Lembro do burburinho quando ele foi lançado e que bom que alcançou as expectativas de muitos leitores. Esse não é um gênero que eu leia com frequência. Acho que só tentei uma vez, com Mulheres Confiantes, mas não funcionou muito.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
O tema é realmente muito interessante Leyanne. Eu tenho curiosidade sobre esse assunto, mas acho que nunca li nada a respeito, ainda mais focando assim em casos brasileiros também. Muito bacana a indicação! :)
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Oi Leyanne, eu já tinha visto esse livro, mas não sabia em detalhes como ele era. Acho que pra mim, que gosta de escrever histórias policiais e de investigação em geral, é um baita: tem que ler. Vou ver se compro, mas já vou deixar na minha lista de leitura no Skoob.
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)