resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Imortais: Sangue Dourado [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 376 | Autora: Namina Forna | Editora: Galera Record | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Karine Ribeiro | Classificação indicativa: +16

Sangue Dourado é uma fantasia promissora com um progresso chocante. A protagonista, Deka, vive em uma aldeia simples, teve uma perda recente, e está prestes a ser testada, podendo ser considerada impura se seu sangue for dourado. Por ter a pele mais escura do que os moradores da região, ela já não é vista com bons olhos, e tenta alcançar um tipo de aceitação ao seguir sempre as regras, mas sabemos como isso é deturpado.

O spoiler inicial que mudará sua vida é que seu sangue corre dourado, junto disso, a descoberta veio em meio a um ataque de uivantes mortais, monstros que assombram o continente, e que Deka teve um tipo de poder inexplicável sobre eles. Sendo considerada menos que nada pelos habitantes do lugar, a protagonista é enclausurada, rejeitada e morta várias vezes, embora esse não seja seu fim.

Sua porta de liberdade pode ser o convite inesperado de uma mulher a mando do Imperador, que requisita seus serviços em troca de liberdade futura. É um salto no escuro, mas pode ser tudo para Deka. O cenário da história é de uma natureza horripilante. A misoginia é tratada como normalidade. Mulheres são transformadas em acessórios impostos pelo sistema dirigido por homens, dito apenas como uma vontade do Criador. Como se isso fosse aceitável.


Igualmente inaceitável, é como a cultura de variados povos é barrada por ser desconhecida, abafando qualquer expressão que possam ter. Os homens são totalitários, usufruindo do que lhes convém, com o subterfúgio mais fútil que tenham alcançado. A leitura acompanha de pertinho o tratamento que Deka recebe, e se isso já me enfureceu inicialmente, as outras meninas que surgem tem tratamentos iguais ou pior. O livro gera um tipo de sentimento que vai da indignação ao ódio em poucas frases. Contudo, isso não é um tipo de desânimo, muito menos torna a leitura ruim. De certa forma, eleva a história para um tipo de luta sentimental, fazendo o leitor ter o desejo de ler mais para encontrar algum alívio no fim.

A protagonista tem uma evolução maravilhosa, descobertas são feitas em paralelo. Deka também cria laços de amizade, e embora tenha um interesse amoroso, é lento, por não ser o foco principal do livro. Os pontos principais da história são bem colocados, e a mensagem principal, embora estejamos falando de uma fantasia, se torna um retrato da realidade, onde quando comparamos, vemos a fantasia contando algo que possivelmente a maioria de nós já vimos. Claro que é um dado desanimador, estamos falando de misoginia, feminicídio, entre outros assuntos inaceitáveis, mas é isso que torna a história genial.

Foram poucos pontos que não me agradaram na leitura. O primeiro deles foi como a morte repetida dos personagens, embora seja um traço de sua espécie, não seja avisado como um tipo de gatilho. São trechos não apenas mencionados, mas detalhados. Outro tópico, é que a história tem incríveis assuntos de discussão, mas acaba sendo inevitavelmente óbvia, o leitor pode prever os próximos acontecimentos com facilidade.

Entretanto, o que mencionei não me desanimou durante a história. Sangue Dourado seguiu sendo uma leitura surpreendentemente rápida, com uma protagonista doce, porém feroz. Embora o livro tenha uma sequência, o fato do final ter todos os ganchos amarrados, me faz perguntar como será o segundo volume, e isso me deixa com bastante curiosidade sobre o que esperar.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

3 comentários:

  1. Oi! Não conhecia o livro, são tantas novidades ultimamente que não consigo ler tudo que queria. Gostei da premissa e vou esperar sair a continuação para ler ambos juntos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bom?
    Eu sou apaixonada por essa capa! E apenas não arrisquei a leitura porque não sei se tem um toque de romance ai no meio para mim, rs. Você sabe que eu sou meio difícil de sair fora da casinha... rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que bom que mesmo com algumas ressalvas, você gostou da leitura!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas esse é um dos livros que tenho muita vontade de conhecer.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]