resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Quebra-Nozes


Olá, leitores!

Páginas: 96 | Autor: E.T.A. Hoffmann | Editora: DarksideBooks | Ano: 2022 | Gênero: fantasia, literatura infantil | Tradução: Débora Isidoro | Classificação indicativa: livre

O Quebra-Nozes tem uma história familiar, que já tinha topado por meio de várias referências, mas ler é uma experiência mais completa. Marie e seu irmão estão ansiosos para ver o que seu padrinho preparou para a surpresa de natal do ano, e o presente mais notável para a menina é um quebra-nozes. Mas não somente isso, ao estar sozinha com o novo brinquedo e presenciar uma épica batalha sem entender muito as motivações dos brinquedos e ratos inusitados, ela fica confusa, e seus pais ainda mais.

O padrinho de Marie então tenta convencer todos do ocorrido, mas ninguém parece compreender, afinal, parece algo como saído das mais estranhas histórias. Mas o padrinho, enquanto aparenta uma ignorância fingida do assunto, também deixa implícito que Marie estava certa o tempo todo, e ainda alimenta mais a fantasia quando conta a verdadeira história do pequeno Quebra-Nozes.


Depois de ouvir a história, tudo parece ainda mais palpável para Marie, que está disposta a ajudar o brinquedo. O livro basicamente brinca com realidade e fantasia. É tão próximo da realidade e ao mesmo tempo não, que fica difícil saber exatamente se estamos vivendo uma clássica interação apenas com a criança, ou se não passa de imaginação. Seja como for, é uma delícia descobrir o que acontece a seguir, os caminhos são repletos de desafios, histórias e bravura.

O brinquedo adquire novos significados, e a pequena Marie se torna mais corajosa a cada página. A fantasia é para qualquer idade. Representa uma familiaridade com o natal, um sentimento de conforto a cada página. É surpreendentemente rápido, portanto ler de uma só vez é uma opção, que foi o caminho que segui.

A história que li foi na edição da DarksideBooks, com ilustrações de Sanna Annaukka. É bem fácil deixar a imaginação vagar com as aventuras na história, mas com ilustrações, a sensação é melhor.  Essa é uma leitura perfeita para estar em clima de natal, Marie é uma personagem adorável, algumas informações sobre ela são subjetivas, mas o final é agradável, um lembrete sobre lições para aproveitar.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

5 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem?
    Parece uma leitura lúdica e encantadora, que combina demais com fim de ano. Me lembrou Jack e o Porquinho de Natal. Você já leu?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, eu conheço o personagem, mas sabe que eu não conheço direito a história do Quebra-Nozes? E essa edição está super linda, fiquei com vontade de ver "ao vivo". Vou procurar. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  3. Essa história é uma gracinha, uma das minhas favoritas de Natal. Mas eu só conhecia por referências e adaptações, nunca li a obra original. Essa edição está linda demais, a Darkside se superou, pois rende um ótimo presente de Natal também.
    Bjks e Feliz Natal!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    Eu já li esse livro, mas foi a edição da Zahar.
    É realmente como você disse. Chega a ser difícil separar realidade de fantasia durante a leitura.

    e espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne!
    Acredita que eu nunca li, nem assisti O Quebra Nozes? Nem tinha ideia da história!
    E aproveito para desejar um feliz Natal para você e sua família!
    grande beijo,
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]