4 motivos para ler Vampiros Nunca Envelhecem (Contos com Mordida Fresca)
A leitura desse livro me surpreendeu totalmente em diversos sentidos. Alguns bem positivos e outros nem tanto assim, mas uma coisa que eu não posso negar, é que os autores conseguiram ser bem inovadores em alguns dos contos. Vampiros são umas das primeiras criaturas que pensamos quando imaginamos "monstros" literários, ao menos no meu caso. São bem famosos tanto no cinema quanto nas páginas dos livros, então já foram bastante adaptados, quase beirando a exaustão. Apesar disso, iniciei a leitura com bastante curiosidade e no fim, me diverti bastante enquanto o lia. Tendo isso em mente, resolvi trazer 4 motivos para lerem os contos dessa obra:
Seus dentes encontram a pele, que se perfura facilmente, e ela sente as primeiras gotas doces de sangue antes de sentir a ponta de uma estaca de madeira subir entre suas costelas.
(Primeira Morte - V. E. Schwab)
CRIATIVIDADE
São onze contos bastante criativos quando o assunto é a criatura que sai por aí durante as noites em busca de sangue. Os autores conseguiram trazer uma visão nova para um tema que já foi tão abordado por outros artistas, colocando uma visão atualizada sobre eles. Não diria que todos os contos são maravilhosos, mas a maioria é bem divertida, o que faz com que a leitura passe bem rápido. Eu adorei a forma como os autores colocaram as suas assinaturas nas histórias, adaptando tópicos vampirescos bem clássicos porém com uma visão totalmente atual e diferente. Alguns puxando um pouco mais para a abordagem cômica, conseguindo nos arrancar risadas durante a leitura e outros seguindo uma linha mais séria.
Minha humanidade foi roubada violentamente de mim. Estou seguindo em frente, do único jeito que posso.
(Chupa, Ensino Médio - Julie Murphy)
QUALIDADE
Vampirismo é quase o espelho exato da doença que eu tinha em vida, fortalecendo em vez de enfraquecer meus músculos.
(Na Mesma Moeda - Kayla Whaley)
MENSAGEM
Os contos trazem bastante representatividade e pautas importantes, algo que me surpreendeu muito já que esperava algo mais "crepusculesco". Personagens LGBTQIAP+, PcD, de culturas diferentes e pouco exploradas estão presentes em alguns dos diversos contos, unindo o real ao imaginário. Outros tipos de personagens, como um vampiro superprotegido e até em apps, são trazidos para as páginas. São abordagens incomuns porém todas com uma mensagem bem bacana e importante, do tipo que merecem ser lidas.
Os barões sombrios eram os inimigos das mulheres eternas. Eles eram caminhantes das estradas dos mortos, preparados para puxar aqueles que haviam enganado a morte ou vivido um pouco demais com suas bengalas. Eles eram os guardiões das encruzilhadas.
(A Casa das Safiras Negras - Dhonielle Clayton)
AUTORES
Admito que da lista de autores que deixaram a sua marca por entre as páginas, eu só conhecia duas delas, mas foi o suficiente para já me deixar bem interessada pela leitura já que a V. E. Schwab escreveu um dos livros que mais me agradaram no último ano, que foi o A Vida Invisível de Addie LaRue. Inclusive, a autora é a mente por trás do conto Primeira Morte, que inclusive deu as caras pela Netflix em uma adaptação não tão boa assim. Outra que me deixou bem curiosa pelo seu conto, foi a Julie Murphy, autora do livro Dumplin' que é um queridinho totalmente fora da minha zona de conforto, do tipo que guardo no coração. Os outros autores eu conheci por aqui, admito, mas nomes como Dhonielle Clayton com o seu conto A Casa das Safiras Negras e Kayla Whaley com o Na Mesma Moeda, conseguiram me deixar totalmente curiosa por ler mais obras suas, apesar de achar que esse último acabou de forma repentina, já que abordou um tema super denso que merecia muito mais do que um conto e que, claro, levanta muitas discussões.
Que interessante essa obra, primeira vez que ouço falar dela. Mas adorei os motivos que você abordou. As autoras conhecidas já é o suficiente para instigar a ler.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Leyanne, tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha visto o livro mas nunca tinha dado muita atenção. Gostei bastante da proposta lendo seu post, e os motivos parecem ótimos mesmo.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Fiquei bem curiosa pra ler, apesar de ser um tema já muito abordado, me parece ser um livro bem atual e diverso! :)
ResponderExcluirBeijos
http://www.carolinaadami.com.br/
Parece genérico mesmo 🤔
ResponderExcluir