O que mais gostei na saga Percy Jackson e os Olimpianos
Olá, leitores!
Tive meu primeiro contato com a saga Percy Jackson e os Olimpianos a alguns anos, mas nunca realmente continuei a série. Li os dois primeiros livros, mas não sentia uma urgência em continuar, embora tivesse gostado. Finalmente em 2022 comecei a reler o primeiro volume novamente, e parecia que havia encontrado uma mina de ouro. Eu realmente me apaixonei e terminei cada volume pensando no próximo. É engraçado imaginar que há um tempo atrás a série não me cativou tanto, e quando me dispus a ler, não conseguia mais largar. Eu amei, isso chega a ser pouco para definir como me senti lendo os livros, me senti feliz, interessada e apreensiva, foram sentimentos que se entrelaçaram com um tipo de amor que senti no final. Agora essa é uma das minhas sagas favoritas (me sinto numa mistura de "nenhuma surpresa" e "quem diria"). Para resumir o que mais gostei, e foi bastante coisa, esse post fala sobre meus pontos favoritos na leitura:
AMIZADE
O trio Percy, Annabeth e Grover são lendários, mas eu não sabia o motivo até finalmente começar a ler os livros. A amizade que constroem ao longo dos livros é tão sincera e regada de companheirismo, que fiquei derretida por eles. São uma das minhas referências quando quero citar laços fortes de amizade.
OS PROBLEMAS
O engraçado é que quando os personagens pensam que finalmente podem descansar, os problemas surgem onde menos esperam. Isso me deixava sempre alerta a cada capítulo. Parecia que nunca havia uma pausa. E apesar de soar repetitivo, os obstáculos sempre surgiam com um tipo de criatividade diferente. Se eu ficava tensa só de pensar, também me deixava bem animada para saber como os personagens iriam se resolver desta vez.
MISSÕES
Os objetivos, a cada livro, tinha uma meta principal, mas as missões também eram encerradas em cada volume. Gostei de como o autor desenvolveu cada uma, porque as revelações surgiam em conjunto, a história sempre tinha um progresso. No início, parecia apenas uma aventura com deuses, mas progride para uma trama que se expande bem. Nessas missões, é possível conhecer mais sobre os vilões, flashbacks e até sobre o que esperar do futuro.
PROTAGONISTA SEM PRIVILÉGIOS
Percy Jackson é um protagonista famoso, mas sem nenhum privilégio que seja a seu favor. Apesar de ter grandes habilidades e até ganhar mais presentes ao longo dos livros, adorei que sua má sorte sempre o acompanha. É impossível para o personagem passar dez dias sem se meter em problemas e de repente se comprometer com algo maior. Era tão bom que eu ficava sempre esperando pelo próximo problema. Incrivelmente, Percy também é o personagem que mais sofre, por estar no centro de toda a história, todos os vilões estão ali para tentar algo contra ele, e é de se pensar que os deuses, por serem poderosos, possam fazer algo para lhe ajudar, mas é o contrário. O risível, é que Percy sempre precisa resolver tudo para os deuses.
MITOLOGIA
Isso aqui pode parecer meio óbvio, mas adoro a forma como Rick Riordan escolhe falar sobre mitologia grega, é muito acessível e, portanto, excelente para qualquer idade. Os deuses são retratados na atualidade, com adolescentes como protagonistas, enquanto a maioria das lendárias histórias cheias de tragédias são contadas com um clima mais leve, sem palavras difíceis. Fica fácil para absorver, melhor ainda é se identificar com Percy Jackson, que não sabia nada sobre deuses, apesar de ser um semideus, e ter de aprender tudo na correria para sobreviver.
HUMOR
Junto de tudo o que mencionei até agora, o humor de Percy contribui para ter amado tanto os livros. Contei que o protagonista não tem a sorte a seu favor, e era de esperar que ele fosse um pessimista, o que pode ser um pouco, mas a maneira dele encarar cada situação é de rolar de rir. Seus pensamentos são impulsivos, e ele não domina quase nada sobre mitologia grega, então o que sai de sua boca sempre é um comentário sarcástico, cheio de desespero, mas sempre engraçado. Os pensamentos dele são igualmente maravilhosos. Eu adorava acompanhar como sua linha de raciocínio funcionava, e ainda bem que seus amigos estavam quase sempre lá para ajudar.
ACOMPANHAR OS PERSONAGENS POR VÁRIOS LIVROS
O passar dos livros e dos anos faz com que os personagens se tornem mais queridos. Foi o que aconteceu comigo. Passei a querer ler mais deles, e cada volume passava muito rápido. O enredo ficou mais sério, vi personagens saindo da infância serem adolescentes e agirem como tal, inícios de romance e a tensão que os antecede. Isso faz com que seja difícil se despedir. A série acabou sendo incrível por muitos motivos e esses foram os que mais se tornaram especiais para mim.
__
E você, já leu os livros? Também adora a série?
ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:
Nossa, tem anos que li essa saga inteirinha. Até tinha a coleção completa aqui, mas acabei colocando para troca no Skoob ano passado. Eu gostava bastante desse trio e sempre ficava esperando pelo próximo problema deles, haha. Mas mesmo gostando, acho que é uma série que eu não releria. Prefiro ficar com o sentimento de que gostei da primeira vez.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Menina, minha irmã comprou o box dessa série no final do ano passado e já coloquei na minha meta desse ano (já que ela sempre me empresta seus livros, hehe). Eu ouvi no Spotify uma parte do primeiro livro e me apaixonei. Estou doida pra ler a série!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl