[RESENHA] Ciclo Aurora: Aurora Ascende [livro #1]
Olá, leitores!
Páginas: 368 | Autores: Amie Kaufman e Jay Kristoff | Editora: Rocco | Ano: 2021 | Gênero: Ficção científica, young adult | Tradução: Laura Pohl | Classificação indicativa: +14
Está olhando para um céu cheio de fantasmas.
Aurora Ascende é o primeiro livro de uma trilogia já totalmente lançada no Brasil. Dentre os autores, só li algo do Jay Kristoff, que foi As Crônicas da Quasinoite, uma das minhas trilogias de fantasia favoritas. Apesar do autor já ter escrito outros livros, transitando entre a fantasia e ficção científica, eu nunca tinha realmente lido seus livros do segundo gênero. Queria tanto ler o livro pelo autor, quanto para conhecer a escrita de Amie Kaufman.
Narrado a muitos séculos distantes do nosso, os humanos já exploraram um pouco do universo, conheceram novos planetas e habitam alguns deles. Nisso, o livro segue vários personagens. O início é pela visão de Tyler, resgatando uma desconhecida de uma nave perdida. Devido ao incidente, ele acaba perdendo um evento importante da sua graduação, e perde a oportunidade de escolher seu esquadrão.
Agora, só resta se contentar com os integrantes rejeitados pelos outros Alfas. Mas Tyler é o melhor líder que um esquadrão poderia ter, com notas altas, condutas bem apreciadas. No meio disso, ele descobre que a desconhecida que salvou se chama Aurora, e ficou na criogenia da nave por mais de duzentos anos. Tudo a respeito do evento é intrigante, e Aurora reforça isso ao revelar pequenos segredos que nem ela tinha conhecimento sobre si mesma.
Os demais protagonistas são o grupo composto por aqueles que ficaram para trás nas escolhas de esquadrões. E ao anunciarem que seriam possivelmente os piores, eu já estava conjecturando que se trataria dos mais peculiares e quem sabe, os que mais brilhariam em cenários diversos. Eu me orgulho de afirmar que estava certa.
Nós, os desajustados, precisamos ficar juntos.
O grupo, após ter uma missão acertada, acaba entrando em um problema atrás do outro, ainda sem se conhecerem realmente. Eu poderia falar horas sobre cada um deles, mas isso ficaria extenso demais. Vou resumir o pessoal em breves comentários:
Tyler se mostrou o líder que se preparou, com as escolhas mais assertivas, mesmo que tenham sido perigosas;
Zilla é a mais calada, mas minha admiração por ela aumentou conforme tudo que ela comentava era extremamente sensato;
Scarlett, irmã gêmea de Tyler, me agradou bastante, mas acho que pode se destacar mais nos volumes posteriores;
Kal ocupa o pódio dentre os meus personagens favoritos. Ele pode ter atitudes contraditórias, mas me cativou bastante por ser um guerreiro e todo o resto;
Finian ocupa o primeiro lugar no meu pódio de personagens favoritos. Meu amor pelo personagem começou logo que apareceu e notei seus comentários sarcásticos, sendo o alívio cômico do grupo, com a mente genial;
Aurora não é bem do esquadrão, mas tem um modo de se encaixar que você só vai descobrir se ler. Ela tem a seu favor o mistério e é por causa dela que a história anda;
Cat, deixei ela por último pela honra de ser a personagem que mais me decepcionou. Juro que comecei o livro pensando que essa seria minha personagem favorita, porque ela tinha potencial, mas assim que seus diálogos iniciaram, foi uma decepção atrás da outra.
Percebo que talvez, só talvez, eu finalmente tenha encontrado meu clã nesse esquadrão.
A cada descoberta e adversidade, o grupo fica incrivelmente mais próximo, e simplesmente não há tempo para respirar. O pontapé inicial gira em torno da Aurora, mas é bem mais profundo que isso. Os problemas se acumulam e o grupo acaba ficando mais encrencado a cada pouso. E digo com propriedade que os personagens estão longe da escala terráquea. Os obstáculos aqui estão em proporção universal.
Parece desesperador, de fato é, mas eu amei como cada sufoco acrescentou uma nova informação sobre os personagens e como isso os fez confiar e crescer a amizade entre eles, criando um laço admirável. É justamente o tipo de livro que adoro: com ação, problemas, poucas esperanças, personagens marcantes e laços de amor ou amizade se formando. A escrita dos autores é maravilhosa. Gostosa de avançar, mínimas revelações soltas aqui e ali, com mistério prevalecendo.
Mas embora eu tenha amado o contexto como tudo aconteceu, em relação ao universo expandido e tudo o que o ser humano conquistou, a cereja do bolo foram os personagens. Vou exaltar essa história como posso porque ela entrou para meus favoritos. Fico ainda mais contente por todos os volumes estarem lançados. O final de Aurora Ascende tem uma trégua que resultou em momentos delicados e o resultado disso eu preciso acompanhar na sequência.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Parecer ser um livro muito interessante, já ouvi falarem muito bem dele e essa resenha só aumentou minha curiosidade.
ResponderExcluirAmei, beijinhos
lendocomrenata.com
Oi Leyanne, tudo bem?
ResponderExcluirNão amei Aurora Ascende, mas me diverti bastante. Assim como você, amei o Finian e detestei a Cat. Ô garota chata. Mas não curti a Aurora e achei o romance dela com o Kal a coisa mais besta do mundo.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Leyanne! Como vai? Parece uma fantasia incrível, né? Espero poder ler algum dia. Que bom que curtiu. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Nossa, estão falando muito desse livro recentemente, né? Eu gostei de saber mais dele e fiquei mega curiosa para ler também.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob