[RESENHA] T.A.T.T.O.O.: À Flor da Pele
Olá, leitores!
Páginas: 224 | Autor: André Diniz | Editora: DarksideBooks | Gênero: história em quadrinhos, ficção | Ano: 2022 | Classificação: +16
Leia também:
André Diniz é um autor que eu já tinha lido, mas não tinha me tocado disso até começar T.A.T.T.O.O.: À Flor da Pele e achar seus traços familiares. Foi aí que lembrei de Revolta da Vacina, uma leitura importantíssima e atual que fiz um tempo atrás. Tendo essa familiaridade, li T.A.T.T.O.O.: À Flor da Pele com uma vontade renovada.
Nessa graphic novel, Ramsés é um tatuador narrando sua vida cotidiana no que parece ser acontecimentos normais, mas para o protagonista, tudo não passa de vazio. O impressionante é que começamos a notar esse impacto da visão de Ramsés pelos traços do autor, que evidencia um personagem fosco, sem estímulos, portanto sem entusiasmo para concluir o básico.
A história nos leva a fundo na mente do personagem, e ela é dolorosa, tanto para quem passou por situações parecidas quanto por reconhecer alguém nas páginas. Ramsés está sofrendo com depressão, mas não tem ideia, e mal busca ajuda. Tudo que resta são perguntas sobre sua existência, pensamentos intrusivos que o fazem mergulhar em uma espiral do que tem de pior em sua mente.
A visão do personagem não é de alguém começando a sentir os sintomas. Ramsés parece estar ali, preso nessa espiral, há um bom tempo, e o caso piora a cada página. Você vai encontrar um personagem que deixa de lado o que tem de mais básico e não é por querer, é simplesmente por aqueles sentimentos sombrios o rodearem.
Na história, outras pessoas o rodeiam e esses laços mostram o que tem de verdadeiro em relações. É doloroso para quem está ao redor acompanhar o que acontece, e há situações em que a doença nubla pensamentos racionais dos mais comuns. E esse foi um livro que me deixou pensativa. É uma narrativa rápida, mas o assunto é denso, portanto li aos poucos, identificando pedaços aqui e ali que já foram familiares.
Devo dizer que os traços do autor, junto com a coloração monocromática enfatizam as sombras que aparecem. É uma obra sombria, não por conter seres perversos, mas por estar dentro da mente de um ser humano sofrendo há tempos com depressão, com pensamentos dos mais diversos.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Oii Leyanne,
ResponderExcluirQue bom que curtiu a leitura.
Não conhecia o livro ainda, mas adorei a resenha.
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
muito obrigada
ExcluirOi Leyanne, não li nenhuma obra do autor, mas acredito que mesmo a leitura sendo densa (relações humanas) você conseguiu retirar ensinamentos importantes do enredo pela sua avaliação.
ResponderExcluirAté mais!
https://www.relatosdalih.com.br/
consegui refletir bastante, e acho bem interessante a temática
ExcluirAdorei sua resenha, já coloquei o livro na minha lista.
ResponderExcluirBeijinho
lendocomrenata.com
obrigadaaa
ExcluirOi, Leyanne! Tudo bem? Passando por aqui novamente para lhe informar que meus livros estão GRATUITOS novamente de hoje até o dia 16 deste mês. Não deixe de aproveitar. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
AMEIIII
ExcluirOi! Deve ser uma leitura bem densa e angustiante. Eu não conhecia, mas fiquei com muita vontade de conferir. Parece que o autor aposta sempre em temas atuais. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
é um tema de importância imensa, concordo
ExcluirOlá,
ResponderExcluirSuper curti conhecer essa GN por aqui.
Adoro narrativas que focam na saúde mental, sempre rola boa conexão.
até mais,
Canto Cultzíneo
Siim, gosto disso também
ExcluirOlá, eu não conhecia essa obra e adorei sua resenha! Parece uma boa história
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
fico contente que tenha gostado
ExcluirOiê. O nome do autor me é familiar, mas acredito que não tenha lido nada dele, não. Nossa, essa deve ser uma leitura bem densa, pesada até. Não é bem meu estilo, confesso, mas acho bem válida a abordagem do tema depressão, ainda mais se ajuda a criar conscientização. Fiquei curiosa sobre o destino do Ramsés. Espero que ele tenha buscado ajuda e encontrado dias mais felizes!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl
é incrível para quem busca mais sobre o assunto, mas é pesada mesmo :|
Excluirvaleuuuu
ResponderExcluirOiii, achei temática muito interessante. O meu marido é tatuador e sei que essa profissão não é nada fácil, é intensa, causando até problemas de saúde como ansiedade até depressão, mas é o que ele ama fazer. Agora estou muito curiosa para saber mais do Ramsés conhecer sua história.
ResponderExcluirBeijos
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1