resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Retiro


Olá, leitores!

Páginas: 400 | Autor: Sarah Pearse | Editora: Intrínseca | Ano: 2023 | Gênero: Policial, Suspense e Mistério| Classificação indicativa: +14

Leia também:

Após a leitura de O Sanatório, obra que antecede esta, estava sem muitas expectativas para a leitura desse livro em questão. Por mais que no geral, O Sanatório tenha me agradado, o seu desfecho havia me decepcionado bastante, já que foi bem anticlimático e até mesmo frustrante. 

O cenário agora não é mais um antigo sanatório reformado e sim um retiro de bem-estar luxuoso que, como o cenário anterior, parece isolado do resto do mundo e possui um passado sombrio onde a ilha em que o retiro é localizado, foi o palco de muitas tragédias e é considerado um lugar sombrio e de "mau agouro", já que nada que se tentou fazer ali deu certo.

Ninguém diz nada: eles permanecem olhando para o espaço vazio onde a mulher estivera. Um vazio acaba de se abrir e nenhuma palavra seria capaz de preenchê-lo.

Para fugir um de tudo e em busca de um lugar para tentar fortalecer uma conexão estremecida, duas irmãs, uma prima e dois cunhados se hospedam no local. Fica claro que o relacionamento entre as três mulheres está estremecido e que muito ressentimento ainda permanece escondido sob a superfície, já que todos guardam segredos que ajudam a estremecer seus laços. 

Assim como na obra anterior, o que parece um local tranquilo para relaxar, acaba se tornando a cena de um crime, quando uma mulher é encontrada morta abaixo do pavilhão das aulas de ioga e um outro hóspede se afoga durante um mergulho. É nesse momento que Elin, a detetive protagonista de O Sanatório, começa a suspeitar de que as mortes não foram acidentais e que precisam encontrar o criminoso o quanto antes, para evitar que faça mais vítimas. 

 — Mas eu acho que é natural  as pessoas fazerem essas associações com a história da ilha. Com certeza tem gente que vem pra cá, em parte, por causa disso. Curiosidade. É muito bizarro, os assassinatos de Creacher, a maldição. Não dá pra fingir que essas coisas não aconteceram.

Após todos os acontecimentos do livro anterior, aqui, Elin está mais estável. Seu psicológico ainda que não esteja em perfeito estado, já não está tão frágil como antes, principalmente em relação ao seu namorado. Fica bem claro que mesmo mentalmente indefesa, é em meio aos cenários de mistérios e crimes que ela se encontra, já que se envolve totalmente na investigação e tendo um propósito, é como se ficasse mais "viva". 

O cenário sombrio e misterioso, os personagens repletos de segredos e rancores que não foram esquecidos, o passado terrível do lugar e aquele local solitário contribuem não apenas para o mistério como também para a ambientação da trama, já que nem tudo é o que aparenta ser. Até mesmo o namorado da personagem possui uma ligação com o lugar.

Elin imagina todos os momentos que haviam levado até aquele ponto: uma mentira, cada equívoco, empilhados uns nos outros.

O Retiro é uma obra de narrativa bem ágil, sendo o tipo de leitura rápida e fluída. A escrita da Sarah Pearse é bem tranquila, sem floreios e enrolações, seguindo o mesmo padrão que a autora criou em O Sanatório. Admito que acho um imenso exagero ela ser comparada a grandes nomes do gênero, já que achei seus livros, até agora, medianos. Ela segue clichês do gênero de investigação e mistério, o que pode ser bom para alguns leitores mas que para outros pode tornar a obra de final previsível ou não tão climático, principalmente devido a certas "conveniências de roteiro". A autora tem uma escrita que me agrada muito, então gostaria de ler algo onde ela ousasse mais, saindo da sua nítida fórmula que utilizou nas duas obras, fugindo da zona de conforto para algo que realmente deixasse o leitor ansioso pelo desfecho.

Quer saber uma história sobre essa detetive?
Dica: ela nem sempre diz a verdade...

Acredito que ao menos mais uma obra com a personagem da Elin será lançada, já que ainda não sabemos quem é a figura misteriosa que a persegue. Se a intenção era criar um mistério que fosse ser resolvido ao longo de suas obras, ao menos um pouco deveria ser entregue, mas ainda não temos nada. Espero que a resolução desse mistério não seja como os outros. Ainda sim, gosto de sua escrita, é uma boa obra com bons personagens então seguirei lendo seus livros.

ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Sabe que peguei 'O Sanatório' para ler e acabei desanimando? Acho que as críticas negativas fizeram minha vontade de conferir a história diminuir. E pelo visto, o estilo da escritora se mantém nesse. Felizmente ele não é tão frustrante quanto o primeiro, mas ainda assim, também não entendo o hype em cima dela.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, mas parece que bastante gente mantém a mesma opinião sobre os livros

      Excluir
  2. Oi, Leyanne! Tudo bem? Parece interessante. Espero que os outros sejam melhores. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem? Eu estou com 'O Sanatório' na estante, mas ainda não li. Espero fazer isso em breve, mas o tamanho do livro acaba fazendo com que eu passe outros na frente. Achei a trama desse tão interessante quando do livro antecessor, mas preciso ler um para decidir se continuarei acompanhando a detetive Elin.

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo ler e tirar suas próprias conclusões também. e espero que tenha boas leituras

      Excluir
  4. Olá,
    Acho que lembro de sua resenha de Sanatório pq lembro realmente que não foi tão positiva hahaha dizer que eu nem sabia que era série :O mas leria só por seguir uma detetive mulher, algo que adoro nos mistérios.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha também não sabia, e espero que leia siiim

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]