resenhas

[Resenhas][slideshow]

Livros de fantasia LGBTQ+



Olá, leitores!

Em mais uma indicação, reuni livros de fantasia LGBTQ+ porque adoro o gênero, principalmente quando há representatividade. Nesse mês de junho, quero destacar algumas obras que já comentei por aqui. Espero que tenham um ótimo mês do Orgulho, e esses são os livros:

LEOPARDO NEGRO, LOBO VERMELHO


Aqui vai um livro com protagonismo negro e queer, com muito da mitologia africana envolvida, o que me fez querer ler na hora. O lado mais chato é que a história é confusa por quase 300 páginas. A partir de então, fica mais tranquilo de entender e se torna boa. Se gostar do vislumbre inicial e se acostumar com ela, vai gostar do livro.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Em um épico fantástico ― com elementos que vão de Gabriel García Márquez ao universo Marvel ―, Marlon James conduz o leitor por toda a riqueza das histórias e dos folclores do continente africano Com um faro infalível para encontrar coisas que preferem ficar perdidas, o Rastreador achará tudo o que quiser. E, mesmo ciente de que o objeto de sua busca já não está mais no mundo dos vivos, o habilidoso caçador aceita a missão de localizar um garoto desaparecido. Afinal, o menino pode ser o herdeiro legítimo do trono de um império. Seguindo rastros deixados por seu alvo, o Rastreador passa por cidades ancestrais, desbrava rios e florestas, imerge em culturas e costumes, vivência lendas e mitos, enfrenta todo tipo de perigos: demônios, feiticeiros, bruxas, necromantes. Confrontado pela vastidão do continente, por toda a beleza e o terror em seu caminho, o Rastreador decide ir contra seus princípios de caçador solitário ao perceber que seus inimigos são mercenários atrás do mesmo objetivo. O grupo ao qual se junta é heterogêneo e composto por personagens fantásticos, entre eles o misterioso metamorfo ― metade homem, metade Leopardo ―, que irá conduzi-lo em sua jornada. Enquanto lutam para sobreviver e concluir a tarefa, o Rastreador é assombrado por questionamentos: quem é o menino desaparecido? O que o fez desaparecer? Por que há tanto interesse em que não seja encontrado? Mas, sobretudo, quem está mentindo e quem está dizendo a verdade? Inspirado nas histórias e nos folclores da África, valendo-se de uma imaginação aparentemente ilimitada, Marlon James cria uma aventura multicolorida e surrealista na qual questiona os limites da verdade e do poder e o preço da ambição. Desdobrando personagens e lendas em uma cascata vigorosa, Leopardo Negro, Lobo Vermelho é uma ode à beleza e à pluralidade da mitologia africana.

NO CORAÇÃO DA BRUXA


Angrboda me fez ver um lado diferente da mitologia nórdica. Esse é um livro que flui maravilhosamente bem, e o final é previsível por fazer parte de um período importantíssimo e muito comentado da mitologia.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
A história de Angrboda ― uma gigante, bruxa, mulher forte e mãe destemida ― começa da forma como muitas outras terminam: com uma bruxa em chamas. Embora estejamos em território da mitologia nórdica, povoada por tantas histórias com homens e deuses no centro de tudo, quem ganha destaque aqui é uma gigante, que se tornou inimiga dos deuses. A protagonista de No Coração da Bruxa ― novo romance a integrar as marcas DarkLove e Magicae ― ajudou esses mesmos deuses, mas se negou a fornecer conhecimentos sobre o futuro a Odin. O Pai-de-Todos então puniu a bruxa, queimando-a na fogueira. Porém, já habituada a livrar-se da ceifadora, Angrboda consegue retornar das chamas. Ferida e indefesa, ela encontra refúgio em uma floresta isolada. Não demora muito para que a bruxa conheça Skadi, uma caçadora de olhos azuis glaciais com quem compartilha um vínculo crescente, e Loki ― que, embora não seja muito confiável, acaba por se tornar o grande amor de Angrboda. De sua união com Loki, nascem três filhos bastante incomuns: Hel, Fenrir e Jormungand. As visões de Angrboda sobre o Ragnarok e o papel que seus filhos desempenharão na queda dos deuses colocam em risco a vida pacífica de sua família, e ela terá que escolher entre aceitar o destino ou fazer tudo que está ao seu alcance para mudar o futuro de seus filhos. Em uma trama comovente e subversiva, Genevive Gornichec nos brinda com a história de uma mulher que ama ― e está disposta a declarar guerra aos deuses em nome desse sentimento. A fantástica saga criada por Gornichec dá vida a uma personagem pouco conhecida da mitologia nórdica e se aprofunda na complexidade dos relacionamentos de Angrboda e nos caminhos que ela está disposta a percorrer por amor e vingança. Uma obra repleta de magia, com personagens cativantes, florestas, poções mágicas e todos os elementos necessários para enfeitiçar o coração e a alma daqueles que adentrarem os territórios sagrados das marcas Magicae, que já encantou os darksiders com títulos como O Ano das Bruxas e Bruxa Natural, e DarkLove, que arrebatou as leitoras e os leitores com as Crônicas de Amor e Ódio. Uma jornada épica e poderosa para guardar no lugar mais seguro e inquebrantável de todos: o coração. Magicae Magicae celebra a vida, as fases da lua, as marés internas e os mistérios dos oráculos. Livros repletos de encantamento que honram os poderes ancestrais e cultuam as leis da natureza. A magia que mora no farfalhar das folhas, na alquimia dos aromas, no sopro do vento e no virar das páginas também existe em todos nós. Magicae é o reencontro com a nossa própria essência.

O PRIORADO DA LARANJEIRA


Essa é uma alta fantasia do jeito que amo. A construção dos personagens é lenta e eles passam por bastante provações antes de serem preparados o suficiente para o perigo principal. Além disso, o romance, embora secundário, é incrível e torci muuito por elas. O livro é uma fantasia única, apesar de aqui, no Brasil, ter sido dividido em dois livros.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Nas terras de Seiiki, a Leste, a jovem Tané passou a vida treinando para ser capaz de montar em dragões. Para os povos do Leste, dragões são adorados como seres divinos. Então, ao conquistar seu sonho, todas as portas estariam abertas para Tané. Certo dia, surge em seu caminho um náufrago vindo do Oeste. Ela não o entrega às autoridades, como exigido pela lei, o que pode trazer duras consequências. A Oeste, Sabran Berethnet é a soberana no Rainhado de Inys. Lá, existe a crença de que dragões são feras ruins e terrivelmente perigosas. A linhagem de Berethnet governa há mil anos, e acredita-se que os dragões ressurgirão se ela for dizimada. A rainha Sabran, a última de sua linhagem, vive então sob a ameaça de uma conspiração para cumprir este intento e assassiná-la. Mas ao seu lado está Ead, maga de uma poderosa ordem secreta que deve protegê-la. Em meio a tudo isso, os povos do Leste e do Oeste ― que têm visões de mundo tão opostas ― serão obrigados a se unir quando um dragão ancestral gigante desperta. Mulheres conduzem e influenciam o destino de seu mundo, sejam elas rainhas, magas ou aquelas que cavalgam dragões. Sistemas sociais colidem e um universo ricamente detalhado emerge neste primeiro volume de O Priorado da Laranjeira, criação impecável de Samantha Shannon.

O MAR SEM ESTRELAS


Essa história possui uma biblioteca subterrânea que é o sonho de todo leitor. O protagonista também é leitor, por isso me apeguei fácil. No entanto, é uma história bem confusa, com mensagens subjetivas, que me fizeram cansar rápido. Mas para quem gostar, vale a pena insistir.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Da autora best-seller de O Circo da Noite, uma história de amor atemporal se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra ― um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância. Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço. Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…

FOUNDRYSIDE


O sistema de magia dessa história é fenomenal, mas outro ponto vale a pena ser destacado. Pouco vejo comentando que nessa trilogia há um casal sáfico e acredito que seja por não ser o foco principal, além delas não terem um desenvolvimento são significativo nesse primeiro livro. Mas vale a pena conferir. A história é genial e viciante, a protagonista tem uma vibe de anti-herói, mas ela é perfeita.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Em uma cidade movida por magia industrializada, quais são as consequências de interferir na própria realidade? Sancia Grado é uma ladra, e é excelente no que faz. Assim, seu alvo mais recente, um armazém superprotegido no cais de Tevanne, não é nada que suas habilidades únicas não possam resolver. Porém, sem saber, Sancia foi enviada para roubar um artefato que tem um poder inimaginável, um objeto que poderia revolucionar a tecnologia mágica conhecida como “inscrição”. As casas comerciais que controlam tal magia ― a arte de usar comandos codificados para dar vida a objetos cotidianos ― já a utilizaram para transformar a cidade de Tevanne em uma enorme e impiedosa máquina capitalista, mas agora buscam liberar os segredos do artefato para atingir objetivos ainda maiores. Com a sua cabeça à prêmio e uma revolução em curso, Sancia terá de dominar o poder do artefato e se unir aos mais improváveis aliados, se quiser sobreviver. Será ela capaz de arcar com a própria transformação para impedir uma guerra secreta que poderá reescrever a própria realidade?

A ASCENSÃO DAS TREVAS


Achei esse livro bem morno, mas a história tem bastante potencial. O protagonista é queer, e tenho meu shipp pronto para o segundo livro. A proposta da história em se tratar de um protagonismo anti-herói só faz real sentido nas últimas páginas, mas vale a pena considerando que o plot twist vai te fazer pensar por dias. O romance neste livro não é tão relevante, mas prepara o leitor para especular o que pode acontecer nos próximos.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
As Trevas vão ascender. Quem irá sucumbir? Quem irá sobreviver? Ascensão das Trevas é o primeiro volume da série de fantasia de C. S. Pacat. Uma história eletrizante, com reviravoltas chocantes, e personagens fascinantes. Nada é o que parece, e as sombras vivem muito mais perto do que você pode imaginar. O mundo da magia já não existe mais. Seus heróis estão mortos; seus salões, em ruínas, e as grandiosas e épicas batalhas entre a Luz e as Trevas jazem adormercidas. O mundo parece ter se esquecido e as pessoas acreditam viver em tempos de paz. Apenas os Regentes ainda se lembram daquilo que um dia existiu, e por isso, mantêm a sua vigia secular, jurados a proteger a humanidade caso algum dia o Senhor das Trevas regresse. Will, um garoto de dezessete anos, está fugindo, perseguido pelos homens que mataram a sua mãe. Quando um ex-criado conta a ele que o seu destino é lutar ao lado dos Regentes, Will é apresentando a um mundo mágico, onde precisa treinar para estar à altura do papel crucial que terá na iminente guerra contra as Trevas. Com Londres ameaçada pelo retorno do Rei das Trevas, os heróis e os vilões renascidos de uma guerra há muito esquecida começam a se movimentar. Mas com os novos descendentes da Luz e das Trevas assumindo o próprio destino, antigas alianças, inimizades e paixões irão ressurgir com toda a força. Agora, cabe a Will se unir aos últimos heróis da Luz para impedir que o mundo, e ele mesmo, caia novamente nas mãos de forças sinistras. Escolha o seu lado e se prepare para a batalha. Ascensão das Trevas é o primeiro volume da nova trilogia de fantasia de C. S. Pacat.

LUZES DO NORTE


O mistério envolvendo essa história me ganhou. A leitura é viciante e passa super rápido. Esse livro sim, tem foco no romance sáfico, e elas são uns amores. Você pode detestar algumas atitudes envolvendo uma das protagonistas, mas também vale a pena a leitura.

Disponível no KINDLEUNLIMITED.
Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Luzes do Norte é o livro de estreia de Giulianna Domingues, uma aventura intensa e cheia de reviravoltas, com uma protagonista que se recusa a jogar pelas regras dos outros. Entre ursos assustadores, florestas nevadas, mistérios e intrigas, Dimitria tem uma única missão: proteger Aurora van Vintermer. Custe o que custar. Dimitria Coromandel é uma caçadora excepcional, a melhor da região, e, após a morte dos seus pais, se tornou a base para o sustento de sua pequena família. Para ela, o peso da responsabilidade e a necessidade de conseguir dinheiro são os impulsos de sua movimentada rotina, e, no inclemente inverno de Nurensalem, ela precisa caçar durante o dia se quiser trazer comida para a casa à noite. No entanto, quando fisga a atenção de Bóris van Vintermer, patriarca da família mais rica do local, sua realidade começa aos poucos a se transformar. Requisitada para desempenhar funções de chefe da guarda de Aurora, primogênita da abastada família Van Vintermer, Dimitria tem seu dia a dia significativamente alterado: agora, ela precisa acompanhar Aurora em suas obrigações e, acima de tudo, protegê-la de todo e qualquer contratempo. Seria perfeito: atribuições simples em troca de um farto pagamento. A novidade cai como uma luva também para Gui, seu irmão e apaixonado em segredo por Aurora desde a mais tenra infância. Para ele, o estreito contato entre elas pode representar uma chance de ser notado pela herdeira e, talvez, uma oportunidade de conquistar seu coração. Mas à medida que o tempo passa, a proximidade entre Dimitria e Aurora dá origem a algo maior, mais profundo... e arrebatador. Dividida entre preservar seu novo e bem-remunerado emprego, permitir que uma possível e arriscada relação se desenvolva, agir como cupido para o irmão e ir em busca de um monstro assassino de crianças à espreita nas redondezas sombrias de Nurensalem, Dimitria precisará fazer uma escolha. Ainda que, para isso, coloque em risco a vida de quem ela mais ama. "

A CASA NO MAR DE CERÚLEO


Uma fantasia gostosinha, que no final você vai se sentir abraçado e totalmente em casa. É fácil se apaixonar pelos personagens e pelo clima delicioso descrito. Temos representatividade pelo protagonista ser gordo e gay. Ele tem uma construção incrível e vai passar por um choque de realidade, aprendendo mais sobre como é o mundo além das barreiras que ele aceitou se envolver.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Uma ilha mágica. Uma tarefa perigosa. Um segredo em chamas. Linus Baker leva uma vida sossegada e solitária. Aos quarenta anos, ele vive em uma casa minúscula com uma gata malandra e seus velhos discos. No trabalho, é responsável por supervisionar orfanatos do governo. Porém, tudo muda quando Linus é convocado para cumprir uma tarefa notável e altamente confidencial: visitar o Orfanato de Marsyas, onde moram seis crianças extraordinárias: uma gnoma, uma sprite, uma serpe, uma bolha verde não identificável, um canisomem e o Anticristo. Sua missão é determinar se essas criaturas são ou não capazes de trazer o fim dos tempos. O responsável pelas crianças é o enigmático Arthur Parnassus, disposto a fazer qualquer coisa para manter seus órfãos em segurança e, à medida que Linus e Arthur se aproximam, segredos há muito guardados vêm à tona. Então, resta a Linus tomar uma decisão irrevogável: destruir um lar ou assistir ao mundo sucumbir. Contada com maestria, A casa no mar cerúleo é uma história encantadora sobre a profunda experiência de descobrir uma família improvável em um lugar inesperado ― e de lutar por ela como se fosse sua.

SEMPRE EM FRENTE: CARRY ON VOL. 1


Uma história rápida, que dá para ler facilmente em um dia. Os protagonistas são rivais, e fica aquele clima delicioso, uma tensão que desmorona aos poucos quando eles conhecem mais sobre o outro. Além disso, tem aventura e muita magia envolvida.

Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Simon Snow é o Escolhido. Segundo as lendas, ele é o feiticeiro que garantirá a paz no Mundo dos Magos. Isso seria extraordinário se Simon não fosse desastrado, esquecido e um feiticeiro pouco habilidoso, incapaz de controlar seus poderes. Ele está no penúltimo ano da Escola de Magia de Watford, e, ao lado de sua melhor amiga Penelope e sua namorada Agatha, já se meteu nas mais variadas aventuras e confusões ― algumas causadas por Baz, seu arqui-inimigo e colega de quarto, outras pelo Oco, um ser maligno que há tempos tenta acabar com Simon. Quando chega o novo ano letivo e Baz não aparece na escola, Simon suspeita que o garoto esteja tramando alguma coisa contra ele. As coisas começam a tomar um rumo ainda mais estranho quando o espírito da mãe de Baz, antiga diretora de Watford, aparece para Simon afirmando que quem a matou continua à solta. Quando Baz finalmente chega a Watford sob circunstâncias misteriosas, Simon não vê alternativa a não ser ajudá-lo a vingar a morte da mãe ― o que pode ser o primeiro passo para que verdades avassaladoras sobre o Mundo dos Magos sejam reveladas. E para que tudo mude entre os dois garotos.

CEREJAS DO INFERNO


Essa leitura me conquistou desde a proposta. É um livro muito bem escrito, que faz você se sentir na própria Itália. Os personagens são rivais, e lutam em lados opostos, mas mesmo assim têm igual relevância para a história. É incrível acompanhar como cada um vai se conectar e suas personalidades se chocar. E o romance é uma coisa linda de se ver apesar de sutil.

Disponível no KINDLEUNLIMITED.
Veja a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Neste livro único de fantasia, Balthazar DeMarco, um renomado mestre das artes místicas, é assombrado pelos erros do passado. Culpado e sem rumo, achando que pode consertar o que ele mesmo havia quebrado, Balthazar é consumido pela solidão e acaba violando a regra mais sagrada da sociedade de conjuradores da magia. Quando ele é punido pelos conselheiros, recebe uma última chance para se redimir. Agora, seu maior problema tem um único nome: Verona. Ela é o seu pior erro, e precisa urgentemente ser eliminada. Determinado a apagar os frutos de seu descuido, ele contrata a ardilosa Cleo Von Barden para ajudá-lo no serviço. Tudo que Balthazar tem é um prazo curto e uma chance para fazer as coisas voltarem a ser como antes. Mas Verona não parece ter planos para ir embora tão cedo, mesmo que Cleo tente de tudo para capturá-la.

__
O que achou das dicas? Já leu algum desses? Me indique um livro LGBTQ+ que você ama.

Nenhum comentário:

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]