[RESENHA] Zachary Ying e o Imperador Dragão [livro #1]
Olá, leitores!
Páginas: 352 | Autore: Xiran Jay Zhao | Editora: Intrínseca | Ano: 2023 | Gênero: infanto-juvenil, aventura, fantasia | Tradução: Yonghui Qio | Classificação indicativa: +10
Leia também:
Resolvi ler essa história por dois motivos: 1) Jay Xiran Zhao também escreveu Viúva de Ferro; 2) promete algo no mesmo estilo de Percy Jackson e queria explorar isso. As primeiras páginas são familiares, e quem leu livros adolescentes de aventura vai notar certas semelhanças, mas gostei do diferencial inserido ao ser protagonizado por um garoto com herança chinesa.
Que absurdo que as crianças na China sejam bombardeadas com lendas e histórias ocidentais, enquanto as crianças no Ocidente não aprendem nada além dos europeus típicos, dos ocasionais egípcios e quem sabe Genghis Khan.
Zachary Ying não tem ideia que tem parentesco, mesmo que distante, com o primeiro Imperador da China Qin Shi Huang, nem que vai ser hospedeiro de seu espírito e ter sua ajuda para enfrentar forças malignas em uma missão para salvar a China. Através de seus óculos tecnológicos, um aparato famoso com jogo popular protagonizado por figuras chinesas, tudo o que sempre teve medo e sonhou fica próximo, mas o que precisará fazer nos próximos dias pode ser desafiador.
Zack tem aquele impasse inicial sobre o que pode ser real ou não, e até aquela dúvida se precisa mesmo fazer o que o Imperador propôs, mas sua mãe acaba sendo raptada, e se torna uma missão mais séria com isso em jogo. É bem próximo dos passos que Percy Jackson segue, e juro que senti nostalgia da série, mesmo tendo relido há pouco tempo.
Nesta aventura, Zack terá a ajuda de outros garotos de sua idade: Simon e Melissa. O melhor, é que ambos também compõem esse time, sendo hospedeiros de figuras importantes da China, inclusive, Melissa tem consigo Wu Zetian, a única Imperatriz da China. Wu Zetian serviu de inspiração para Jay Xiran Zhao construir a protagonista de mesmo nome de seu outro livro Viúva de Ferro.
Posso dizer com certeza que esse livro é uma excelente indicação para quem busca aventura. Ele mistura mitologia com tecnologia que fica super fácil de entender. Aliás, esse entrelaçamento me deu estranheza no início, mas no fim, já fazia total sentido. Fiquei imaginando algo real como o jogo mencionado no livro e seria bem legal. Xiran escreve bem as cenas e fica incrível de ler.
O livro tem fluidez, e o protagonista é cativante. Zack ainda está no início da adolescência, então podem esperar decisões condizentes com sua idade, mas nada tão irritante. Gostei demais dele, suas lembranças sobre a mãe e sua comida foram confortáveis, e a história de seu pai é inspiradora. Eles seguem o islamismo, e seu pai era ativista na luta dos direitos para escolher viver como quiser. Outra abordagem boa, foi a sexualidade do personagem. Não é um livro com romance, mas Zack tem convicção de sua sexualidade, e não achei nada forçado.
Jurei se tratar de uma leitura sem tantas revelações, mas me deparei com algumas que me deixaram apreensiva. O final tem partes que deixam um aperto no coração, e não existe exatamente um desfecho. Com o problema principal desenvolvido, tudo indica que teremos mais aventuras dos personagens. E pelo modo como as últimas páginas foram descritas, é quase como se elas fossem o início de uma nova aventura, deixando seus leitores bem ávidos. É minha segunda leitura de Jay Xiran Zhao e até agora só me surpreendi positivamente.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:
Oi Leyanne, olha, faz tempo que eu não leio uma aventura, fiquei até com vontade agora. Ainda mais com essa frase no capítulo 1 na foto do livro que você publicou. Me fez rir. Mais uma dica anotada.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
os títulos dos capítulos são muito divertidos. Recomendo
ExcluirOi Leyanne, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro indicações de fantasias que abordem culturas diferentes, ainda mais com protagonistas que também representem grupos diferentes do que vemos sempre (nesse caso, um personagem não-branco e não-heteronormativo, pelo que me pareceu lendo a resenha). Ótima dica!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Isso, tem bastante representatividade. Vale muito a pena conhecer
ExcluirOieee!
ResponderExcluirQue legal, não conhecia esse livro ainda (ele foge um pouco do estilo que costumo ler), mas gostei bastante da indicação justamente por ser algo bem diferente ☺
Os Delírios Literários de Lex
Já amo que tenha gostado, espero que dê oportunidade para ele algum dia
ExcluirOi Leyanne, tudo bem?
ResponderExcluirGosto de tramas com aventuras, então provavelmente eu curtiria a leitura. Dica anotada!!
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
fico feliz por isso!!
ExcluirQue bom que você gostou da leitura. Meu contato com Viúva de Ferro não foi positivo. Mas esse, tendo a vibe mais de Percy Jackson, talvez seja melhor.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
pode ser que seja bem melhor mesmo
Excluir