Dicas de bem-estar com a Bruxa Natural
Olá, leitores!
Leia também:
Já trouxe anteriormente a resenha dos outros dois livros da série Bruxa Natural escrito pela autora Arin Murphy-Hiscock. Como disse anteriormente, suas obras, apesar de na maior parte serem voltadas para o clima do hemisfério norte e de terem o cunho mais introdutório, são bem didáticas e de fácil entendimento. Acho muito interessante a forma como a autora sempre procura mostrar saídas simples e que muitas vezes a magia está justamente em nós mesmas, no foco de sermos o melhor que podemos ser sem nenhuma pressão externa.
De todos os três livros da Bruxa Natural, esse foi o que mais gostei, justamente por ter como mensagem principal, o amor-próprio que muitas vezes na correria do dia a dia acabamos por esquecer. Trouxe então, dicas de bem-estar tiradas do guia O Bem-Estar da Bruxa Natural, afinal, se dedicar ao autocuidado é sinônimo de respeito com nós mesmas, com o nosso corpo.
AUTOCUIDADO E MAGIA
(...) o autocuidado é qualquer atividade que você realiza para cuidar da sua saúde mental, emocional ou física.
A magia se encaixa perfeitamente no tópico de autocuidado, já que na maior parte do tempo, não é mexer poções em um caldeirão e nem transformar pessoas em sapos. A magia é simplesmente ouvir a sua voz interior, as mensagens do Divino (divindade relacionada à sua crença, qualquer que ela seja) e até mesmo da natureza.
Trabalhar as duas em conjunto torna elas excelentes aliadas para uma vida equilibrada e leve. Lembrando que isso não quer dizer que nenhum problema surgirá e que você viverá em uma utopia e sim que aprenderá como lidar com as situações sem deixar que te afetem negativamente.
Cuidar de si mesma é mais do que se alimentar e buscar um teto sobre a cabeça. Significa tratar a si mesma com a gentileza que você estende a todos ao seu redor. Significa apoiar a si mesma do mesmo jeito que apoia as pessoas que ama.
Tendemos a priorizar as necessidades alheias, das pessoas amadas e esquecemos das nossas. A dica principal é justamente se apoiar da mesma forma que faz com quem ama, já que você também deve amar a si mesma e não esquecer das suas necessidades. Evite se prejudicar pelo bem dos outros e faça isso sem culpa, afinal, você deve ser a sua prioridade. Só não esqueça de que às vezes a autosabotagem vem disfarçada de autocuidado, como aquela compra impulsiva em momentos onde o dinheiro está apertado e que você sabe que vai causar uma consciência pesada e estresse desnecessário depois.
MENTAL E EMOCIONAL
O negócio é o seguinte: você é a pessoa que fala consigo mesma com mais frequência. Você ouve a si mesma mais do que qualquer outra pessoa no mundo. Então seja gentil consigo mesma.
Muitas vezes somos extremamente cruéis com nós mesmas. Temos o costume de diminuir nossas vitórias e esforços, diminuir ou extinguir as nossas qualidades. Assim como o pensamento negativo é autodestrutivo, que sai derrubando tudo no caminho como uma avalanche de negatividade, cuidar de si mesma tem o mesmo efeito, como uma cascata emocional.
Evite ser punitiva e dura consigo. Está difícil sim, mas não é porque você não tentou. Somos incapazes de controlar tudo o tempo inteiro, então para que se culpar por algo que não tinha como ser evitado? É difícil, eu sei. Sempre procuramos algo ou alguém para culpar, mas trabalhe isso mesmo que de pouquinho em pouquinho. Seja gentil consigo, você é a sua casa. Permita-se receber o amor que merece. E a aceitar o fracasso também, afinal, é uma prova de que você está tentando e aprendendo.
Respeite o seu corpo, cuidando dele, nutrindo-o e celebrando-o.
O autocuidado físico é importante. Não para parecer mais magra de biquíni ou algo do tipo e sim porque o nosso corpo é a nossa casa. Permitimos descontar nossas frustrações em nós mesmas através de ações que nos deterioram, sem contar que o estresse é como um veneno que nos corrói lentamente. Tome chás para controlar as emoções que sentir que estão saindo do controle, se maquie quando quiser se sentir bonita ou tome um banho de sol para aumentar a vitamina D. Não é necessário ações imensas como exercícios pesados ou um corte de cabelo radical. O que importa é não deixar que os momentos ruins destruam as estruturas do seu corpo gradativamente.
COM O LAR
Sua casa é o seu retiro espiritual, seu espaço seguro onde pode se permitir ser quem é. Então, deixe seu espaço confortável, evitando locais entulhados e bagunçados. Se possível, deixe o lugar com a sua cara, de forma que apenas olhar para ele te deixe feliz e tranquila. Coloque uma boa música, utilize da aromaterapia, incensos... o que quer que possa deixar tudo com a sua personalidade e a energia leve. Ali é o local onde você se "recarregará".
__
O que achou das dicas? Já conhecia essa série de livros?
ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:
As dicas são realmente ótimas. Já faço boa parte delas desde que decidi cuidar mais da minha saúde mental e em consequência meu corpo e minha vida. Já ouvi falar dos livros, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com
que ótimo!! isso é incrível.
Excluir