resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Rio de Prata: contos da trilogia Daevabad [livro #4]


Olá, leitores!

Páginas: 304 | Autora: S. A. Chakraborty | Editora: Morro Branco | Ano: 2023 | Gênero: Fantasia | Tradução: Jorge Ritter | Classificação indicativa: +16

Leia também:

Comecei O Rio de Prata pensando que o livro adicionaria algumas informações primordiais na trilogia principal, mas fui surpreendida com uma leitura cheia de informações complementares. E isso foi melhor do que eu imaginava, porque era exatamente o que um fã da trilogia precisava. O Rio de Prata é um livro bem curto em comparação com a trilogia, tendo livros de até 800 páginas. Esse aqui possui 304 páginas e contém contos que seguem uma linha linear, começando décadas antes do início da trilogia, e terminando meses depois do término da mesma.

Nahri é a narradora dos livros, mas aqui contemplamos a narração de outros personagens, que foram importantes na história e bastante citados. Não gosto de todos, mas foi bom revê-los para criar uma visão complementar sobre eles na história.

O livro narra histórias corriqueiras, que, para quem já conhece o que acontece ao longo dos livros, vai entender melhor a motivação de alguns personagens, como funciona a política de Daevabad, e como ficou o desfecho de alguns deles. Lendo esse livro, tive ainda mais certeza de que essa é uma das minhas trilogias favoritas, e pude sentir mais apreço por alguns personagens, sentimento esse que foi ainda mais forte com os meus favoritos.


Para não ficar confuso, a autora soube conduzir perfeitamente onde encaixar cada conto, apresentando um breve resumo do que esperar do livro, e essa introdução melhora bastante a experiência de leitura. Para adicionar ainda mais riqueza nesta obra, em cada conto há um breve resumo de onde ele se encaixa, citando os personagens e os livros em destaque, e se há algum spoiler relacionado aos volumes. Esse cuidado eu achei incrível, algumas pessoas podem ler alguns contos de forma independente caso não queira spoiler dos últimos livros, e alguns contos ainda contam com nenhum spoiler, o que é fenomenal.

Minha dúvida mais frequente em relação a história era em como, depois do término da trilogia, os personagens ficaram. Há um abismo entre o início e o término, e a maior dúvida sempre é esta. Neste livro, vemos eles novamente depois do desfecho da história, embora seja mais como uma transição até o ponto em que irão chegar, como um ponto de partida, e isso responde muitas perguntas.

O Rio de Prata é exatamente o tipo de livro para confortar os fãs, rever os personagens, e aliviar a saudade que a história deixou. Vemos aqui uma mistura de fragmentos de outras versões que a autora fez da trilogia, assim como pedaços da história que não foram encaixados nos livros, mas são ótimos lidos separados, e trazem um material adicional para os leitores.


ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

2 comentários:

  1. Não li nenhum livro, mas com certeza, aquele sentimento do que aconteceu no fim é uma verdade para todas as histórias. E ter um livro que complementa pelo menos um pouquinho, já é um acalento para os fãs.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]