resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Match Perfeito


Olá, leitores! 

Páginas: 368 | Autora: Lauren Forsythe | Editora: Intrínseca | Ano: 2023 | Gênero: Romance, comédia romântica | Classificação Indicativa: +14

Já fazia um bom tempo que eu não lia uma comédia romântica então "Match Perfeito" me tirou dessa greve literária do gênero. Admito que a premissa me deixou bem receosa para iniciar a leitura, já que não conseguia imaginar uma profissional responsável por transformar seu parceiro em alguém perfeito. 

Por que casais felizes sempre insistiam em ostentar o estado civil diante de todos, como se quem restou fosse a pessoa que não conseguiu se sentar na dança das cadeiras?

Alyssa ou Aly, percebeu que tem um dom, o de consertar a vida das pessoas. Após se encontrar com um ex-namorado que anteriormente não tinha muitas perspectivas de futuro e notar que ele aparentemente havia "tomado jeito" e conquistado muito, ela percebeu que tinha o dom de transformar as pessoas ao seu redor, em especial devido ao fato de que ela mesma não havia alcançado muitos dos seus objetivos. Percebendo essa sua habilidade bastante única e até mesmo manipuladora, Aly e seus amigos decidem abrir uma agência que tem como público-alvo as mulheres cansadas que desejam mudar a vida de seus parceiros. 

Todos os ex-namorados de Aly se tornaram grandes "partidos", já que enquanto estavam com ela, Aly dava conselhos e conversava com eles que quando acabavam terminando, buscavam algo melhor e seguiam seus conselhos. 

Talvez eu tenha sido uma mistura de namorada e fada madrinha, necessária para esses caras em um determinado momento da vida.

Tudo muda quando uma influencer famosa, Nicki, procura os serviços da agência para que Aly dê um jeito no seu namorado e também para ajudá-lo profissionalmente. Apesar de ser sua nova profissão, o que ela não esperava era que o namorado em questão seria um ex amigo de infância de Aly e, não menos importante, seu primeiro amor, Dylan

Esse reencontro inesperado mexe com o psicológico de Aly, que tem que encarar o seu passado e por isso acaba por recusar a oferta. O problema é que ao ver sua mãe passar por momentos difíceis com o seu pai que quer vender a casa onde cresceu, acaba cedendo à oferta por um valor exorbitante.


Cada pessoa é única, sem dúvida, mas os problemas delas não são.

Por mais que a premissa seja clichê, ao contrário de obras do gênero que acabam por decepcionar em muitos aspectos, a autora acerta bastante na sua abordagem atual. Temas difíceis são tratados de forma bem interessante, um exemplo é que ao conhecermos a mãe de Aly, que vive um relacionamento tóxico com seu pai mesmo ambos sendo divorciados, entendemos muito da personalidade da protagonista, que mesmo consertando a vida de todos com quem se relaciona, se encontra estagnada em diversos aspectos e ainda não consegue se entregar emocionalmente. Outro ponto que Lauren aborda bem através da protagonista são as suas dificuldades no trabalho justamente por ser mulher. 

É mais fácil sentir saudades de um fantasma e associar todos aqueles momentos e aquelas lembranças a algo que fazia sentido. A uma história. Mas quando esse fantasma surge todos os dias, tão diferente de como era no passado, é inevitável não se questionar se, em algum momento, existiu algo de verdadeiro naquilo tudo.

Dá uma certa frustração ver como muitas pessoas se aproveitam de Aly em certos momentos, já que ela claramente tem dificuldades de dizer não para as pessoas, o que acaba a prejudicando e tudo para evitar conflitos e conseguir uma promoção que ainda parece tão distante.

A premissa de "consertar" um homem ao invés de terminar o relacionamento ruim e buscar algo melhor é justamente o que me deixou com o pé bem lá atrás ao iniciar a leitura e por mais que seja uma comédia-romântica, o livro me agradou bem mais nos aspectos não-românticos, como a abordagem de temas que hoje são amplamente discutidos na internet. O romance, para mim, foi algo que se tornou secundário. Não senti química nenhuma entre os protagonistas, eles são leeeeentos e o casal é até mesmo um pouco sem graça. Inclusive, a parte da trama mostrando a Nicki e as diferenças entre a vida que os influencers mostram para seus seguidores e a que eles têm de verdade me agradou mais. 

Acredito que quem está buscando um livro de comédia romântica para passar o tempo, vai se decepcionar porém com exceção a isso, todo o restante do livro é bem agradável e vale a leitura.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

6 comentários:

  1. Oi! Eu achei que seria mais voltado ao romance, mas pelo visto, mesmo não sendo, há outros aspectos da história bem atraentes. Curioso a protagonista ajudar tantos os ex e ela mesma ainda não ter encontrado o par ideal. Quero logo poder ler. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi o que também pensei haha, essa também é uma questão curiosa

      Excluir
  2. Olá,
    Li mais livros do estilo no início do ano, mas depois voltei para os macabrinhos.
    Esse to querendo ler, mas será mais como passatempo mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão bom voltar para nossa zona de conforto haha. Boas leituras

      Excluir
  3. Oi! Bom o seu aviso sobre o livro não ser uma comédia romântica, pois é a ideia que passa. Fiquei com vontade de ler mesmo assim e o bom é que não criarei expectativas falsas sobre a trama. Gostei bastante da sua resenha.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que você já vai ler com as expectativas certas <3

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]