resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Upgrade


Olá, leitores!

Páginas: 304 | Autor: Blake Crouch | Editora: Intrínseca | Ano: 2023 | Gênero: ficção científica | Tradução: Ulisses Teixeira | Classificação indicativa: +14

Leia também:

Blake Crouch é autor de Matéria Escura e Recursão, que são livros de ficção científica. O foco principal do primeiro é em física e o segundo em neurociência. Em Upgrade, o livro apresenta um futuro próximo, algumas catástrofes já aconteceram, os humanos tiveram que se adaptar, e o que levou a isso, foram os avanços na área da genética. Mas apesar de ser um progresso, causou consequências na humanidade.

Logan, o protagonista, trabalha na APG, Agência de Proteção Genética, que fiscaliza ações envolvendo essas alterações, que é terminantemente proibida. Apesar do protagonista trabalhar a favor do sistema, ele parece já ter se envolvido em algo consideravelmente maior, que vamos descobrir ao longo da narrativa, e que interfere diretamente no problema principal. 

Em uma abordagem envolvendo algo perigoso no trabalho, ele acaba sendo alvo de um acidente, e recebe um vírus que pode mudá-lo permanentemente. Apesar de ficar de observação e sofrer alguns ferimentos, nada é apresentado nos exames frequentes que faz, e assim é liberado. Mas com o passar das semanas, algo estranho começa acontecer com seu corpo, e ele nota algumas alterações em si mesmo.

O mistério é saber porque ele foi atingido pela ameaça, e o pior de tudo é que não parece ter sido acidental. Mas com esse "presente" inesperado, ele vai descobrir mais sobre a tal alteração, e junto disso, Logan vai tentar parar uma ameaça iminente, que poderá atingir toda a humanidade, podendo ser tanto uma catástrofe, quanto uma evolução não solicitada.

Dessa vez, o foco do autor foi principalmente em alteração genética, portanto o livro é repleto de termos, envolvendo a biologia, como conceitos, conjecturas, e uma infinidade de outros assuntos. O cenário também é um pouco diferente, apresentando o mundo um pouco à frente do nosso, sendo um tanto distópico, mostrando falhas humanas e as consequências da mesma.

A vida nunca segue o caminho que queremos ou esperamos. Até quando conseguimos exatamente o que queríamos, depois vemos que não queríamos aquilo de verdade.

Minhas expectativas sobre o livro estavam bem altas, porque adorei as outras leituras que fiz do autor, tanto nos seus dois livros publicados aqui no Brasil, quanto em seu trabalho na antologia Forward, também publicado pela Intrínseca. Conhecendo bem sua escrita, eu esperava uma obra que me fizesse refletir e torcer para resolução final do problema apresentado no livro. O autor soube conduzir bem a narrativa envolvendo alterações genéticas, mas nem tudo ficou tão transparente, e muito dos termos ficaram além do que é de fácil entendimento.

Pode ser que as mudanças do protagonista seja um dos motivos para que a narrativa tenha sido mais complexa, apresentando um personagem que vai se distanciando cada vez mais de quem era quando começou a história, e assim trazendo mais termos científicos para o livro do que um tipo de experiência mais próxima de se identificar. O livro consegue nos fazer refletir sobre as atitudes do ser humano, especialmente nas alterações genéticas. Lutar pelo progresso é importante, mas há meios errados de se fazer, e esses caminhos podem ser desastrosos. Se vangloriar por um intelecto que se diz superior, não é a melhor resposta para os problemas da humanidade.

Em contrapartida, apesar de ter momentos que não gostei da história, por ter me sentido cada vez mais distante do protagonista, a mensagem final foi algo que gostei bastante. É uma luta já mencionada nos dias de hoje, e bastante pautada nas entrelinhas da história. O livro adquire um tipo de narrativa que envolve mais uma perseguição. Momentos revoltantes também se fazem presentes. O final, apesar de ter me agradado quanto à mensagem, não foi o que eu esperava, mesmo que tenha sido esperado pelo rumo que as coisas estavam tomando.

Continuo admirando o autor, por empregar ficção científica e questões humanitárias lado a lado. Esse livro não foi como eu esperava, mas tenho certeza ter sido pela minha enorme expectativa depositada. A leitura é super rápida, e os momentos de tensão fazem com que a narrativa passe ainda mais veloz. Ansiosa para conferir qual assunto será a próxima pauta do autor.

ADQUIRA O LIVRO NA AMAZON:

2 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Como vai? Particularmente adoro os livros deste autor. Este aí eu não li, mas já fiquei tentado a lê-lo. Que bom que gostou, embora suas altas expectativas tenham feito você se frustrar um pouquinho. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii, espero que seja uma leitura proveitosa para você

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]