Melhores livros de fantasias que li em 2023
Olá, leitores!
Terminei 2023 tendo que refrear as leituras por conta da rotina que estava bem cheia, mas isso me frustrou um pouco. Quanto às leituras, li livros incríveis e conheci novos universos mágicos. Quero aqui destacar meus livros de fantasia favoritos no ano. Não foram tantos quanto no ano anterior, mas foram maravilhosos, e tive favoritos de outros gêneros, mas por enquanto, estes são meus livros de fantasia favoritos de 2023:
FLORES FEITAS DE ESPINHOS
Essa foi uma surpresa. É um livro de romance com fantasia, com hate to lovers. Os personagens trocam farpas durante o livro todo, mas é um deleite se você curte esse tipo de leitura. Como adoro, foi fácil me apegar. O que mais gostei, porém, foi que a protagonista saiu do roteiro convencional de boazinha e nos surpreende com suas escolhas.
Compre AQUI.
Resenha AQUI.
Sinopse:
Violet é uma vidente e uma mentirosa que influencia a corte com profecias cuidadosamente formuladas ― e nem sempre verdadeiras. Honestidade é para os otários, como o nem-tão-encantado príncipe Cyrus, que planeja destituí-la de seu cargo assim que assumir a coroa, no fim do verão. A menos que ela faça algo a respeito. Mas quando o rei pede que ela invente uma profecia sobre Cyrus encontrar seu verdadeiro amor no próximo baile, Violet sem querer dá início a uma temida maldição, que pode tanto destruir quanto salvar o reino ― dependendo de quem o príncipe escolher como futura esposa. Ela então precisa encarar as próprias opções: aproveitar a oportunidade de controlar seu destino, a qualquer custo, ou ceder à perigosa atração que vem crescendo entra ela e Cyrus. Sua esperteza pode protegê-la das tramas cruéis da corte, mas não pode mudar seu destino. Conforme a linha entre ódio e amor se embaça, Violet deve desvendar uma terrível teia de enganações para salvar a si mesma e ao reino... ou condenar a todos.
WOLFSONG
Sendo um livro do mesmo autor de A Casa no Mar de Cerúleo, eu imaginava que amaria esse livro, mas não tinha ideia de como iria me envolver. Os personagens possuem um tipo de companheirismo que é construído ao longo das páginas. Eles passam por períodos difíceis, mas é como eles passam por isso que conta. A fantasia é envolvendo lobos, e essa família aquece nossos corações. A história também tem um romance bem intenso.
Compre AQUI.
Resenha AQUI.
Sinopse:
Quando Oxnard Matheson tinha apenas doze anos, seu pai saiu de casa e nunca mais voltou. A lembrança do abandono e a solidão permanecem latentes. Passados quatro anos, Ox conhece Joe, seu novo vizinho. Joe Bennett é tagarela e envolvente, misterioso e intrigante, mas guarda segredos e cicatrizes profundas. Da amizade nasce um refúgio… Um lar. E, ao descobrir o segredo dos Bennett ― que são capazes de se transformar em lobos ―, o mundo de Ox se ilumina com tons de vermelho, laranja e violeta, de Alfa, Beta e Ômega. Quando uma tragédia devasta a cidade, o bando dos Bennett se fragmenta e Joe desaparece, abandonando Ox e deixando-o sozinho para juntar os cacos. Anos depois, os dois se reencontram. Esse retorno inesperado à cidade evidencia sentimentos que não podem mais ser ignorados, e Ox precisa compreender o que tudo aquilo significa dentro de si.
O PRIORADO DA LARANJEIRA
Essa alta fantasia foi arrebatadora. Conheci esse universo em 2023 mesmo, mas fico feliz por isso. A construção do mundo é bastante cativante, e melhor ainda é como os personagens se conectam de alguma forma. A mitologia é bem estruturada, e surpreende como essa mitologia é interpretada em vários cantos do mundo. É um sistema complexo, mas incrível, extraordinário.
Compre AQUI.
Resenha AQUI.
Sinopse:
Nas terras de Seiiki, a Leste, a jovem Tané passou a vida treinando para ser capaz de montar em dragões. Para os povos do Leste, dragões são adorados como seres divinos. Então, ao conquistar seu sonho, todas as portas estariam abertas para Tané. Certo dia, surge em seu caminho um náufrago vindo do Oeste. Ela não o entrega às autoridades, como exigido pela lei, o que pode trazer duras consequências. A Oeste, Sabran Berethnet é a soberana no Rainhado de Inys. Lá, existe a crença de que dragões são feras ruins e terrivelmente perigosas. A linhagem de Berethnet governa há mil anos, e acredita-se que os dragões ressurgirão se ela for dizimada. A rainha Sabran, a última de sua linhagem, vive então sob a ameaça de uma conspiração para cumprir este intento e assassiná-la. Mas ao seu lado está Ead, maga de uma poderosa ordem secreta que deve protegê-la. Em meio a tudo isso, os povos do Leste e do Oeste ― que têm visões de mundo tão opostas ― serão obrigados a se unir quando um dragão ancestral gigante desperta. Mulheres conduzem e influenciam o destino de seu mundo, sejam elas rainhas, magas ou aquelas que cavalgam dragões. Sistemas sociais colidem e um universo ricamente detalhado emerge neste primeiro volume de O Priorado da Laranjeira, criação impecável de Samantha Shannon.
A REPÚBLICA DO DRAGÃO VOL. 2
O segundo volume de A Guerra da Papoula não foi fácil, mas está nessa lista justamente por querer me arrancar lágrimas por diversos motivos. Caótico é como posso definir algumas partes desse livro. A protagonista ainda está perdida, mas acha que encontrou uma solução de vingança, e o mundo em questão está enfrentando uma guerra em que cada movimento conta e pode ser decisivo no resultado final. É intenso, surpreendente e vale a pena.
Compre AQUI.
Resenha AQUI.
Sinopse:
No Império Nikara, a guerra é o início e o fim de tudo, e a paz é apenas uma ilusão. A vitória na Terceira Guerra da Papoula foi garantida e o inimigo foi derrotado, mas as doze províncias estão afundadas em miséria, matança e destruição, prontas para retomar antigas rivalidades em conflitos locais por poder. A nação pode ruir a qualquer momento, e a esperança de salvá-la reside, mais uma vez, em uma única pessoa: Fang Runin. Rin. A guerreira que salvou o Império. Que cometeu atrocidades inimagináveis. Que usou seus poderes xamânicos para varrer a Federação de Mugen do mapa. À noite, os gritos de suas vítimas não a deixam dormir. Para aliviar a culpa sufocante que sente e deter o fogo e a fúria da Fênix dentro de si, ela se entrega ao vício em ópio. Embora não veja mais sentido em viver, Rin se recusa a morrer antes de se vingar da Imperatriz, a mulher que traiu a nação. Para isso, a jovem une forças com o poderoso líder da Província do Dragão, que planeja conquistar o Império, depor a governante e criar uma nova república. Em meio a maquinações políticas, negociações militares e conspirações, Rin não sabe em quem confiar, mas tem certeza de que uma nova guerra se anuncia. E, dessa vez, a Fênix terá uma oponente à altura. No segundo volume da trilogia best-seller A Guerra da Papoula, R.F. Kuang mostra novamente por que se tornou um dos nomes mais importantes da fantasia atual, trazendo elementos da história militar chinesa em uma trama sombria e incendiária sobre poder, loucura e as consequências devastadoras da guerra.
REALEZA DAS BRUXAS: A IRMANDADE SECRETA DE SUA MAJESTADE
Esta foi uma das minhas últimas leituras do ano, e também foi uma surpresa. A questão aqui que me fez adorar a obra foram os assuntos que, mesmo sendo semelhantes a nossa realidade, foram uma pauta relevante para o mundo das bruxas. Conhecemos amigas que quando crescem seguem caminhos separados, e o livro vai segui-las. Temos um personagem trans, que achei incrível a forma como tudo aconteceu para chegarmos ao ápice da história. É bastante cativante, com final surpreendente.
Compre AQUI.
Resenha AQUI.
Sinopse:
A Irmandade Secreta de Sua Majestade (ISSM) é o maior coven do Reino Unido, cuja existência data dos tempos de Ana Bolena, sua fundadora. Nos anos 1990, um grupo de pré-adolescentes se une ao ISSM e são iniciadas na bruxaria. Vinte e cinco anos depois, quatro dessas amigas tomaram diferentes rumos em suas vidas: uma deixou o coven para dedicar-se à prática veterinária; outra assume com alegria os cuidados de sua família suburbana; uma decide fundar seu próprio coven, voltado a bruxas não-brancas; e a outra se tornou a Alta Sacerdotisa do ISSM. Quando surge uma profecia sobre a Criança Maculada, que fará o Leviatã se levantar e causará o extermínio de todas as bruxas e do mundo como conhecemos, os caminhos dessas mulheres poderosas voltam a se cruzar, e elas precisam enfrentar seus traumas, suas diferenças e seus preconceitos para sobreviver. Mas será que as coisas são mesmo como parecem ser? Escrito pela autora transgênero e ativista Juno Dawson ― que já foi publicada no Brasil com seu livro Este Livro é Gay: E Hetero e Bi e Trans... ―, A Irmandade Secreta de Sua Majestade, primeiro volume da trilogia Realeza das Bruxas, é a pedida perfeita para quem busca uma leitura de ficção mágica fora dos padrões. Com uma narrativa que altera os pontos de vistas das personagens principais, o leitor mergulha nos pensamentos de Niahm Kelly, Elle Pearson, Leonie Jackson e Helena Vance e embarca em uma jornada arrebatadora por um dos cartões-postais mais queridos do mundo. Dawson, sempre divertida e cheia de referências à cultura pop, apresenta ao leitor personagens bem-construídos e tridimensionais, cujas escolhas têm o poder de afetar não só as pessoas que cresceram ao seu lado, mas toda a comunidade bruxa. Sempre por meio do viés da bruxaria moderna, A Irmandade Secreta de Sua Majestade aborda importantes assuntos contemporâneos, como questões de gênero, estruturas de poder, racismo, feminismo radical trans-excludente e supremacia branca. O mais novo título da marca DarkLove estabelece diálogo com os livros da marca Magicae à medida em que apresenta rituais mágicos e a história de divindades pagãs mesclados à sua trama, que se torna mais e mais eletrizante com o avançar das páginas. A Irmandade Secreta de Sua Majestade é uma estreia de fantasia admirável e um verdadeiro caldeirão que mistura a energia contagiante das Spice Girls, a magia misteriosa de Jovens Bruxas e a ação eletrizante de Kingsman: Serviço Secreto. Junte-se ao nosso coven.
__
O que achou? Conhece algum dos livros? Qual sua fantasia favorita de 2023?
Oi, Leyanne! Uau suas fantasias de 2023 foram maravilhosas hein! Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/