[RESENHA] O grimório dos destinos sombrios
Páginas: | Organizadores: Hanna Alkaf, Margaret Owen | Autores: Cam Montgomery, Darcie Little Badger, Hafsah Faizal, Jessica Lewis, Julian Winters, Karuna Riazi, Kat Cho, Kayla Whaley, Kwame Mbalia, L. L. McKinney, Marieke Nijkamp, Mason Deaver, Natasha Díaz, Preeti Chhibber, Randy Ribay, Tehlor Kay Mejia, Victoria Lee, and Yamile Saied Méndez | Editora: Universo dos livros | Ano: 2024 | Tradução: Michelle Gimenes | Classificação indicativa: +14
A estrutura desse livro foi uma das primeiras coisas que me chamou na história. Você também não ficaria curioso com histórias sequenciadas se passando no mesmo universo mas com vários autores a construindo de maneira linear? Na verdade eu só percebi que essa era a estrutura do livro depois de começar a ler e passar algumas páginas.
Nele, há um personagem diferente narrando em cada capítulo, o tema central envolve mistério por ter ocorrido um assassinato. Um professor da escola de magia foi morto, e é encontrado no primeiro capítulo por um aluno, mas nada é concluído. O sujeito em questão era detestado por todos os protagonistas, mas é necessário achar o culpado.
A história se passa em menos de um dia, o que dá uma ideia de algo frenético, mas por ser narrado pelos próprios alunos, que são suspeitos do assassinato, a narrativa vai sendo construídas como peças de quebra-cabeça que aos poucos formam sentido no final. Esse é o legal de toda a história, porque a possibilidade de ter uma história central e separar alas para diversos autores já é bastante ambiciosa, mas fazer com que esse livro seja um mistério e suspense, com vários personagens para administrar, tendo conexões entre si e que seja graduais, é ainda melhor.
Não dá para falar de todos os personagens, porque são muitos, mas alguns são mais marcantes que outros por serem tidos como suspeitos por mais vez, ou aparecerem nos demais contos. A vítima tinha rivalidade com quase todos os alunos e alguns outros professores, aumentando os suspeitos. Ele pregava conservadorismo com veemência, sendo discriminador com as minorias. Os alunos suspeitos são exatamente esses, negros, de religião não convencional, de classe social inferior, LGBTQ+, PCD.
"Dropwort fora um homem sinistro. Um homem que encorajava discussões entre alunos, que julgava pessoas pela cor de suas peles, por suas origens, por suas orientações sexuais e amorosas, por suas identidades de gênero. Mas o sistema que o protegia era tão ruim quanto ele."
Temos, em todos os capítulos, personagens diversos, e isso também foi interessante de conhecer, o fato do livro apresentar coerência na narrativa e incluir pessoas reais, que precisam ser reconhecidas. O universo é um tanto peculiar. Eles estão em uma escola de magia móvel que se movimenta de tempos em tempos para outros países, tendo alunos de vários lugares. No momento em que o assassinato ocorre, eles estão se preparando para se movimentarem novamente, mas são impedidos para primeiro resolverem o assassinato.
Claro que nesse meio tempo encontrei suspeitos, enquanto também achei que queriam evidenciar alguns culpados que claramente não eram. As pistas vão surgindo aos poucos clareando mais essas dúvidas e no final eu já queria voltar para ter certeza se não havia pedido nada. É um livro muito gostoso de ler. Em cada ponto de vista você acompanha um personagem que ganha um relativo aprofundamento de sua vida e da sua contribuição para a história, então não fica exatamente raso mesmo tendo tantos outros para assimilar, além da possibilidade de conhecer muitos personagens e suas vivências. Quando um capítulo terminava eu já estava apegada ao protagonista dele, mas também animada para saber quem seria o próximo.
No desfecho, o culpado foi aos poucos direcionado, então não senti a surpresa que geralmente sentimos em livros de mistério. Acredito que o objetivo era conseguir construir essa narrativa enorme e única para chegarmos a um final juntos. A escola também dá uma sensação de quentinho, tendo um mapa interessante e amplo. Se gosta de Hogwarts, tem uma ideia do que encontrar aqui.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR AQUI.
Nenhum comentário: